uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Igreja da Misericórdia de Coruche já é monumento de interesse público 

Classificação abrange, além da igreja, a sacristia, a Casa do Despacho, o adro e o património móvel integrado.

A Igreja da Misericórdia de Coruche, fundada em 1580, foi classificada como monumento de interesse público, por se tratar de “um exemplar típico dos templos erguidos pelas misericórdias em todo o país”.
A portaria que classifica este monumento, publicada na quinta-feira, 26 de Março, em Diário da República, refere que, a exemplo do que acontece com os templos erguidos pelas misericórdias, esta igreja possui “nave única e contínua com a capela-mor, retábulos triplos, simplicidade formal, Casa do Despacho e sacristia com entrada independente pelo adro, tribunas para mesários e hospício anexo”.
A classificação abrange, além da igreja, a sacristia, a Casa do Despacho, o adro e o património móvel integrado. “O templo foi profundamente intervencionado na segunda metade do século XVIII, daqui resultando a reconstrução da fachada tardo-quinhentista e diversas alterações do interior, que conservou, em termos genéricos, a primitiva estrutura maneirista, mas cujo abobadamento e ornamentação pertencem já ao estilo rococó”, lê-se na portaria.
A portaria, assinada no dia 5 de Março pela secretária de Estado adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, refere que para esta classificação foram considerados o testemunho simbólico e religioso, o valor estético, técnico e material, a concepção arquitectónica e urbanística e o que reflecte do ponto de vista da memória colectiva.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido