uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pandemia de coronavírus põe em risco Colete Encarnado em Vila Franca de Xira
Evolução da pandemia ao longo dos próximos meses ditará a decisão final

Pandemia de coronavírus põe em risco Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

Pela primeira vez em 87 anos a emblemática festa está em risco de não se concretizar em Julho. Presidente do município diz que em primeiro lugar está a saúde da população.

Num quadro de grande incerteza quanto aos próximos meses, em virtude da pandemia de coronavírus que está a atingir o país e o mundo, o município de Vila Franca de Xira não descarta a possibilidade de adiar ou até mesmo cancelar as festas do Colete Encarnado, uma das mais emblemáticas da região.
A confirmar-se, seria a primeira vez em 87 anos que tal sucederia, deixando o ano de 2020 marcado indelevelmente na história daquela festa ribatejana. A intenção é confirmada a O MIRANTE pelo presidente do município, Alberto Mesquita, que considera que a prioridade actual é contribuir activamente para a preservação da saúde pública e para o cumprimento das indicações da Direcção-Geral de Saúde. Se o quadro de emergência nacional se prolongar poderá não haver condições para a festa se realizar. Mas tudo ainda poderá acontecer e a evolução da pandemia ao longo dos próximos meses ditará a decisão final.
“Se o Estado de Emergência se mantiver por muito mais tempo, naturalmente que há muitas iniciativas que não vamos poder realizar. Já contratualizámos a animação e outros pormenores [para o Colete Encarnado] mas paciência, em primeiro lugar estão as pessoas. Se tivermos de cancelar, por mais difícil que seja essa decisão, teremos de a tomar”, afirmou o autarca.
A acontecer não seria o primeiro evento público cancelado pelo município nas últimas semanas devido à pandemia de Covid-19, incluindo a apresentação pública das novas propostas do Plano Director Municipal ou o tradicional salão do automóvel clássico, que se realizaria em Maio.
Com o mundo em suspenso Vila Franca de Xira não pode fugir à situação. “A realização ou não do Colete Encarnado, a par com outros grandes eventos programados pela autarquia para os próximos meses, irá continuar a ser avaliada de acordo com a evolução da actual conjuntura”, explica o autarca a O MIRANTE.
As festas do Colete Encarnado são das principais festas da região e movimentam anualmente milhares de visitantes e turistas de todo o mundo, algo que este ano não deverá acontecer. O cancelamento do Colete, ao invés do seu adiamento, implicaria também sérias consequências na economia local. A festa deste ano já tinha pré-programa anunciado e contava com actuações de Expensive Soul e Kátia Guerreiro como cabeças-de-cartaz. Sobre a Feira de Outubro não há ainda qualquer perspectiva no horizonte.

Pandemia de coronavírus põe em risco Colete Encarnado em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido