uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mafalda Sofia Nobre Peralta
foto DR Mafalda Sofia Nobre Peralta Cosmetologista na Candyday Almeirim, 43 anos

Mafalda Sofia Nobre Peralta

Cosmetologista na Candyday - Almeirim, 43 anos

O Mundo vai ter que falar mandarim ou os chineses é que vão passar a falar inglês?

Sinceramente não sei, penso que serão sempre duas línguas universais que toda a gente vai ter que dominar, mas é provável que o mandarim vá assumir cada vez mais importância.

Fazem falta mais mulheres na política?

Na política são necessários homens e mulheres. Mais importante do que mais mulheres na política serão mulheres cujas acções possam fazer a diferença na vida de outros.

Alguma vez deu sangue?

Não, nunca dei sangue.

Se vir alguém deitar lixo para o chão diz-lhe alguma coisa?

Nunca me deparei com uma situação dessas mas já me deparei com outras em que me apeteceu abordar as pessoas, embora não o tenha feito. Uma delas foi quando vi uma senhora na praia, que estava a usar óleo unicamente para bronzear, em vez de um protector solar. E foi por volta da hora de almoço.

Qual a tradição que nunca podemos deixar morrer?

Actualmente, acho que não devíamos deixar morrer o hábito que havia antes de cumprimentarmos as pessoas com quem nos cruzávamos na rua. Havia sempre um bom dia ou boa tarde e dois dedos de conversa e isso foi-se perdendo e só cumprimentamos vizinhos e aqueles que conhecemos, todas as outras pessoas com quem nos cruzamos não as cumprimentamos e isso é muito triste.

Qual foi a sua maior extravagância?

Sou uma apaixonada por vestidos e, às vezes, eles custam mais do que eu deveria pagar por eles. Gastar aquele dinheiro é uma verdadeira extravagância.

A instalação de câmaras de vídeo é uma boa maneira de combater a criminalidade?

Sou completamente a favor da instalação de câmaras de videovigilância. Para além de poderem ser uma boa maneira de combater a criminalidade iam ser muito úteis também na resolução de conflitos relacionados com acidentes. A minha loja fica junto a um cruzamento onde há colisões, atropelamentos e acidentes mais graves . Por duas vezes fiquei com as montras partidas e a loja invadida por viaturas. Considero que câmaras de videovigilância iam ajudar a resolver muita coisa.

Quais as qualidades que mais aprecia numa pessoa?

Para mim qualquer ser humano tem que ser dotado de humildade e de altruísmo. Qualquer pessoa para se relacionar bem comigo não deve vir com ares de arrogância ou de superioridade porque realmente isso é uma das primeiras coisas que coloca uma barreira entre mim e ela.

Qual é o seu maior defeito?

Tenho muitos defeitos mas o principal e o que mais prejudica os outros é andar sempre atrasada. E por mais que tente não consigo mudar.

Lembra-se da última vez que usou a bicicleta como meio de transporte?

A bicicleta já foi o meu meio de transporte de casa para o trabalho e vice-versa mas actualmente só a uso nas férias de Verão, quando alugamos casa e a bicicleta é melhor meio de transporte para podermos chegar à praia.

De quantas horas de sono precisa para acordar bem-disposta?

Normalmente durmo cinco ou seis horas. Se calha dormir sete, já é uma noite bem dormida. A maior parte das vezes deito-me, durmo as primeiras duas ou três horas, depois acordo, vou fazer alguma coisa, às vezes até ver e-mails e consultar alguma coisa que seja necessário e depois deito-me mais um pouco e durmo mais duas ou três horas para me levantar fresquinha.

Tenta aproveitar as promoções dos supermercados ou não liga e compra o que precisa?

Lá em casa as compras estão a cargo do meu marido. Eu, quando muito, posso colocar alguma coisa na lista. Por norma ele não faz compras por impulso e só traz o que é necessário. Dá atenção às promoções e faz comparações de preços, mas só compra aquilo que é preciso.

Costuma fazer exercício físico?

Normalmente não faço exercício físico para além de ir passear o meu “Sancho Pança”.

Quantos guarda-chuvas costuma perder num Inverno bastante chuvoso?

Nenhum porque é muito raro usar guarda-chuva.

Costuma tapar os números quando está a marcar o código no multibanco?

Como sou meio descontraída, não o faço.

Mafalda Sofia Nobre Peralta

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido