Cavaleiro Andante
Por ordem de chegada
O presidente do secretariado regional de Santarém da União das Misericórdias e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Manuel Maia Frazão, está descontente com os apoios dados pelo Estado às instituições que cuidam dos mais desprotegidos e disse-o, em resposta a uma questão da Agência Lusa, embora ainda não tenha respondido à mesma questão, colocada por O MIRANTE há quase duas semanas. O Cavaleiro Andante já tinha ouvido falar em sintomas provocados pelo stress da pandemia e agora acrescenta-lhe mais um: A amnésia!.
Cavaleiro Andante | 21-04-2020

O prémio sai à casa!
Um brincalhão deu-se ao trabalho de colocar uma máscara na estátua do campino que está à entrada da Azinhaga, no concelho da Golegã, tendo o acto sido criticado nas redes sociais. Como alguns bons azinhaguenses estão desejosos de apanhar o engraçadinho para lhe fazerem uma demonstração das qualidades de um bom pampilho, o Cavaleiro Andante deseja-lhes sucesso na empreitada e lembra que as coisas estão facilitadas. Uma vez que a entrada naquele município está vedada a forasteiros... só pode ter sido alguém lá da terra.
Cavaleiro Andante | 21-04-2020


Conta-me como era!
À saída da Ponte D. Luís, do lado de Santarém, está um cartaz publicitário a anunciar as actividades natalícias que a câmara municipal organizou em 2019. Noutra altura seria de criticar o atraso na remoção do mesmo. Mas agora, face ao que se passa, até sabe bem recordar como era a vida antes do vírus. Bom Natal senhor presidente!!.
Cavaleiro Andante | 19-04-2020


Soltem o Arlindo!!
Com as populações confinadas e as autoridades mobilizadas para travar deslocações desnecessárias, os poluidores do costume estão no paraíso e vai de descarregar à vontade para rios e ribeiras da região. Alguns cidadãos lá vão denunciando como podem aquilo que lhes passa por perto mas o Cavaleiro Andante acha que já é tempo do Ministério do Ambiente dar um sinal de maior firmeza. E que tal requisitar o Guardião do Tejo, Arlindo Consolado Marques, à prisão onde ele trabalha como guarda e deixá-lo sair do apartamento do Entroncamento onde mora, e onde passa o tempo a filmar a cidade deserta e as abelhas e borboletas de uma linha de água ali perto, e dar-lhe um livre-trânsito ambiental? Isso sim era serviço!! .
Cavaleiro Andante | 18-04-2020


Seja o que Deus quiser!!
A mini procissão dos fogaréus, na Chamusca, em noite de Sexta-Feira Santa, em que a imagem de Cristo Crucificado foi passeada pelas ruas numa carrinha de caixa aberta, foi uma demonstração de fé em Deus, mas só para alguns. Enquanto quem acompanhava a imagem usou máscaras a proteger a boca e o nariz, não fosse o diabo do vírus tecê-las, o padre Borga e Pedro Ribeiro da direcção da Misericórdia da Chamusca, conviveram descontraidamente na cabina do veículo, impregnando-se mutuamente como irmãos, com as famosas gotículas da respiração... uma postura que se aconselha apenas... a quem tem fé, claro!! .
Cavaleiro Andante | 17-04-2020


Quem é aquele anjolas??!!
Em Constância, na segunda-feira a seguir à Páscoa, feriado municipal, não houve barcos no Tejo e Zêzere, como é habitual, nem procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem. Para compensar, o pároco Nuno Silva fez uma pequena cerimónia religiosa na Igreja, sem os fiéis habituais nem as crianças vestidas de anjinhos, o que se compreende. Infelizmente a festa simbólica em honra da santa ficou incompleta porque o presidente da câmara, em vez de se meter num barco para subir o Tejo e entrar no Zêzere ou ir deitar uns foguetes na margem para animar o povo, optou por também ir para a Igreja fazer número. O Cavaleiro Andante nunca há-de perceber esta mania de certos autarcas estarem sempre a meter foice em seara alheia.
Cavaleiro Andante | 16-04-2020


Aumentar as distâncias
O presidente da câmara do Sardoal, Miguel Borges, um optimista que pede meças ao Primeiro-Ministro, passa o tempo a dizer, para incentivar o turismo, que o seu concelho fica apenas a uma horita de Lisboa. Agora, devido ao vírus e com muita pena, viu-se obrigado a pedir aos visitantes para não aparecerem. O Cavaleiro Andante compreende mas preferia uma mensagem mais... desincentivadora, digamos assim. E que tal: “Não venham cá. Fiquem em casa. Olhem que isto é longe p’ra caraças!! .
Cavaleiro Andante | 15-04-2020
