uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Medalha de valor cultural para Américo Borda D’Água
Américo Borda D’Água é um rosto conhecido na cidade de Vila Franca de Xira

Medalha de valor cultural para Américo Borda D’Água

Natural do concelho de Azambuja, Américo Borda D’Água vai ser distinguido pelo município de Vila Franca de Xira pelo seu papel activo na comunidade.


Américo da Silva Borda d’Água, natural de Casais de Baixo, Azambuja, vai receber este ano a medalha de valor cultural dourada atribuída pela Câmara de Vila Franca de Xira. Desta forma o município pretende reconhecer o papel importante que este teve no ensino da música e no serviço à comunidade do concelho. A proposta, apresentada pelo presidente, Alberto Mesquita, foi aprovada por unanimidade.
Américo Borda d’Água nasceu em Agosto de 1938 em Azambuja, mas cedo radicou-se em Vila Franca de Xira onde cimentou laços familiares e amizades. É uma figura conhecida da comunidade, em particular pelo papel que teve em 1970 na fundação da escola de música do Ateneu Artístico Vilafranquense. Ingressou em 1956 na banda do Ateneu - onde ainda se encontra - como clarinetista. Também tocou saxofone alto. O município destaca também o facto de ter sido dirigente do Ateneu.
Profissionalmente, foi técnico e ajudante de farmácia tendo-se reformado quando trabalhava na farmácia Silva Carvalho, em Vila Franca de Xira. “Com 63 anos de ligação à banda do Ateneu e com 50 anos de ligação à escola de música daquela associação, é uma testemunha viva de parte significativa da história desta centenária instituição à qual tem dedicado grande parte da sua vida”, refere o município.
Ensinou música a mais de um milhar de jovens ao longo do seu percurso na instituição e Vila Franca de Xira quer distinguir o “respeito e admiração” pelas qualidades de Américo Borda D’Água. “Dos sócios do Ateneu, amigos e de muitos vilafranquenses obteve o reconhecimento como exemplo de cidadania e de dedicação à música, ao associativismo, ao Ateneu e a Vila Franca de Xira”, acrescenta a proposta.

Medalha de valor cultural para Américo Borda D’Água

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido