
Búzios aplaude reconhecimento do salvamento aquático como modalidade
Associação de Nadadores Salvadores de Coruche refere que este é um desporto que salva vidas pelo treino e educação.
A Búzios – Associação de Nadadores Salvadores de Coruche manifestou-se na segunda-feira, 6 de Abril, satisfeita pelo reconhecimento do salvamento aquático como modalidade desportiva pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Segundo a associação, nas redes sociais, este é um desporto que salva vidas pelo treino e educação, sendo utilizado para melhorar a condição física e técnica dos nadadores salvadores e para a educação de segurança aquática do público em geral. Em Portugal, o desporto pode ser praticado nas associações de nadadores salvadores e nas Escolas de Segurança Aquática do programa SOSAfogamento.
O salvamento aquático desportivo foi desporto demonstração nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900, tendo campeonatos europeus e mundiais desde 1986. No nosso país existe campeonato nacional de praia e piscina desde 2009, tendo a selecção nacional participado nas competições internacionais desde 2015. Esta modalidade pode ser praticada em Portugal desde os 11 anos de idade.
