uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Clubes de futebol e futsal da região vão ficar mais fortes
Francisco Jerónimo

Clubes de futebol e futsal da região vão ficar mais fortes

Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, diz que ao dar-se por concluídas todas as competições seniores de futebol e futsal está-se a permitir que os clubes preparem melhor a próxima época.


A Associação de Futebol de Santarém deu por concluídas, sem vencedores, todas as competições seniores de futebol e futsal suspensas devido ao Coronavírus. O presidente da associação, Francisco Jerónimo, diz a O MIRANTE que esta decisão foi muito importante porque permite acabar com a incerteza e dar tempo aos clubes para começarem a preparar a próxima temporada, ainda que bastante condicionados. O dirigente admite que nas camadas jovens os pais tenham medo de colocar os filhos a praticar desporto.
“É necessário que se ultrapasse o sentimento de insegurança física e mental para que as actividades voltem a atingir níveis próximos da normalidade”, afirma. Contudo, o dirigente refere que é fundamental criar mecanismos de apoio financeiro para contribuir para a sustentabilidade dos clubes e do futebol distrital uma vez que tanto os clubes como a própria associação perderam muitas receitas.
Outra questão que está a ser equacionada prende-se com a capacitação das infra-estruturas desportivas para a nova realidade que se vai viver. Cerca de metade dos complexos desportivos pertencem às autarquias e por isso tem de existir uma articulação entre todas as entidades para tornar os espaços seguros, tendo em conta que a grande maioria dos espaços são também de utilização pública.
Francisco Jerónimo antecipa tempos difíceis mas acredita na capacidade de resiliência dos 70 clubes que fazem parte da AFS. “Vamos continuar a caminhada em prol do desporto e da formação dos mais jovens. Estas situações têm a particularidade de tornar as estruturas desportivas mais fortes”, conclui.
Há ainda questões para decidir uma vez que não reuniram consenso entre todas as partes. Entre elas está a questão de saber se os representantes dos campeonatos distritais vão seguir para os campeonatos nacionais. Espera-se que na próxima semana, depois de nova reunião, a decisão seja tomada para as associações poderem ordenar o mais rápido possível os clubes por divisões.

Clubes de futebol e futsal da região vão ficar mais fortes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido