uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Alcanena não encontrou provas de descargas poluentes no Alviela
Fernanda Asseiceira

Alcanena não encontrou provas de descargas poluentes no Alviela

Presidente do município criticou autarca da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros por denunciar no seu Facebook uma descarga no rio com possível origem na indústria de curtumes de Alcanena.

A Câmara de Alcanena e a Aquanena – Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Alcanena não encontraram sinais da alegada descarga poluente ocorrida no rio Alviela no dia 25 de Março e que foi denunciada nas redes sociais pelo presidente da União de Freguesia de Casével e Vaqueiros, concelho de Santarém.
Na última reunião do executivo, a presidente da Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, não escondeu o seu desagrado face à actuação do presidente de junta, que atribuiu a origem da poluição à indústria de curtumes do concelho de Alcanena. Fernanda Asseiceira disse que Miguel Tomás preferiu denunciar supostas descargas poluentes no Facebook em vez de contactar a sua autarquia e outras entidades. Segundo a autarca, a falta de comunicação prévia entre autarquias e outras entidades tem ocorrido com regularidade, o que não devia suceder. Durante a reunião de câmara Fernanda Asseiceira adiantou ainda que, após ter conhecimento da situação, a Aquanena iniciou de imediato várias diligências. Técnicos da empresa municipal deslocaram-se, ao longo do Alviela e linhas de água afluentes no concelho de Alcanena, mas não encontraram evidências de presença de espumas e cheiros tóxicos.

Análises à água não detectaram sinais de poluição
A Aquanena contactou a União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, Câmara de Santarém e Agência Portuguesa do Ambiente para conhecimento das acções promovidas por essas entidades para apuramento dos factos. Fez também medições de oxigénio dissolvido em vários pontos do rio, obtendo resultados que evidenciavam uma boa qualidade da água para o desenvolvimento da fauna no rio.
A empresa municipal revela ainda que técnicos retiraram amostras para análises em vários pontos ao longo do Alviela (Azenha em Filhós, Mouseiro na Louriceira e Secalina, em Vaqueiros), cujos resultados, entretanto obtidos, não evidenciam a ocorrência de qualquer situação anormal. A Aquanena refere que disponibilizou à União de Freguesias de Casével e Vaqueiros material para recolha de amostras em ocorrências futuras, solicitando que lhe reporte imediatamente os casos de situações anómalas.
O MIRANTE noticiou que no dia 25 de Março os habitantes de Vaqueiros alertaram o presidente da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros para mais uma descarga poluente no Alviela. Fernando Gomes, secretário da união de freguesias, deslocou-se ao local e documentou o cenário, tendo reportado o sucedido ao SEPNA da GNR e sector de Ambiente da Câmara de Santarém. A resposta do SEPNA foi célere, tendo informado apenas que foi aberto um processo. A situação foi também objecto de perguntas ao ministro do Ambiente por deputados do BE e CDS.

Alcanena não encontrou provas de descargas poluentes no Alviela

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido