uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Aumentam pedidos envergonhados  de ajuda em Vila Franca de Xira 
João Santos, presidente da Junta de Vila Franca de Xira

Aumentam pedidos envergonhados  de ajuda em Vila Franca de Xira 

Pandemia fechou negócios e atirou para o desemprego e dificuldades financeiras dezenas de famílias que já viviam no limite das suas capacidades. Presidente da junta deixa lamento emocionado.

Em Vila Franca de Xira há um aumento súbito dos pedidos envergonhados de ajuda alimentar. São uma consequência directa das medidas para combater a pandemia que levaram ao fecho de negócios, despedimentos e lay-off’s, com gente a receber menos dinheiro ao fim do mês, algumas das quais já viviam no limite das suas capacidades financeiras. Pequenos negócios da cidade já não conseguiram pagar na totalidade os ordenados aos trabalhadores no dia 1 de Abril e a situação está a preocupar os autarcas.
João Santos, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, confirma o cenário angustiante. Emocionado, lamentou, na última assembleia municipal, que para além da “incerteza e da angústia” tenha agora de conviver de perto com quem faz apelos desesperados à sobrevivência. O autarca diz que todos os dias é confrontado com situações limite. “A necessidade de alimentação é a dor com a qual somos mais confrontados diariamente. E a uma escala impensável até há algumas semanas”, desabafa. As famílias estão a contactar a junta “despidas de qualquer dignidade”.
A junta tenta ajudar o melhor que pode e articulando as respostas sociais com a câmara. “Por norma pouco tempo depois temos as pessoas a agradecer-nos referindo que a câmara já tem o processo encaminhado. É por isso muito justo destacar o trabalho da Acção Social”, afirmou. A perspectiva é que o cenário se venha a agravar nas próximas semanas caso o Estado de Emergência se prolongue e a maioria dos negócios continuem fechados.

Elogios à resiliência dos comerciantes
Mário Cantiga, presidente da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, deixou na assembleia municipal uma palavra de apreço para o pequeno comércio, as micro e pequenas empresas da sua freguesia elogiando o esforço que têm feito para reinventar-se e não aumentarem o desemprego.
O autarca diz que a pandemia teve um factor positivo: o aproximar de todos os presidentes de junta do concelho. “Em seis anos de mandato nunca tínhamos conseguido articular-nos e navegarmos todos no mesmo barco como fazemos agora para encontrar soluções comuns para os nossos fregueses”, disse. Os presidentes de junta do concelho de Vila Franca de Xira, juntamente com o presidente da câmara, Alberto Mesquita, estão agora a partilhar um grupo na aplicação WhatsApp onde vão dialogando.
João Santos elogiou o novo clima de entendimento entre todos os autarcas do concelho. “Em nome das pessoas temos estado 24 horas por dia em contacto uns com os outros e através disso temos esclarecido muitas dúvidas técnicas e funcionais mas também se tem esbatido o sentimento de vazio que muitas vezes invade quem está nas nossas posições”, confessou.

Aumentam pedidos envergonhados  de ajuda em Vila Franca de Xira 

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido