uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Biblioteca de Almeirim vai a casa e a de Mação serve livros em take-away
foto dR A Biblioteca de Almeirim já tinha iniciativas inovadoras, como a de acrobacias literárias, em que vale tudo para ler um livro

Biblioteca de Almeirim vai a casa e a de Mação serve livros em take-away

Respostas ditadas pela necessidade de confinamento social e de encerramento de espaços públicos.

Com a entrada em vigor do estado de emergência devido à pandemia da Covid-19, no dia 19 de Março, e com o encerramento de espaços públicos, o acesso às bibliotecas foi vedado levando muitos leitores a questionar como poderiam continuar a ter acesso à leitura. A Biblioteca Municipal de Almeirim passou a entregar livros à porta e a de Mação inaugurou o serviço de take-away no mês em que se comemora o Livro.
“Estávamos já a montar uma biblioteca móvel, num carro que adaptámos e que se destina igualmente a funcionar como espaço de cidadão móvel”, mas, dada a situação de contingência criada pela Covid-19, o município decidiu avançar com o projecto “Livro à Porta” aproveitando a disponibilidade dos funcionários, disse o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.
O autarca afirma que esta iniciativa, a decorrer com todas as medidas de segurança, se junta a outras que o município tem vindo a lançar no apoio à população, num momento em que é pedido que fiquem em casa.
À linha de apoio psicológico e às iniciativas online, algumas dinamizadas pela Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval (BMMC), como o conto de histórias para crianças, o município decidiu levar a leitura a casa, porque há pessoas sem internet e porque é preciso criar alternativas ao “massacre das notícias, que é fonte de ansiedade”, disse, salientando que “é preciso também ir preparando a saída” desta situação.
O coordenador da BMMC, João Rocha, disse que, com o encerramento da biblioteca, começaram os telefonemas de utilizadores que perguntavam como poderiam ter acesso aos livros, o que pesou na decisão de antecipar, adaptando o projecto que estava em marcha.
Porque o objectivo é “chegar a todos”, mesmo os que não estão inscritos podem aceder ao catálogo online – https://catalogo.almeirim,pt/search.aspx - para encomendar livros. Para isso terão que fornecer os seus dados e devolver a ficha de inscrição assinada quando o primeiro livro recebido retornar à biblioteca.
Os livros e os sacos de transporte serão desinfectados, permanecendo os livros devolvidos, depois de desinfectados, em “quarentena durante quatro ou cinco dias”, antes de novo empréstimo.

Take away literário em Mação
Em Mação a biblioteca municipal preparou para os seus leitores um serviço take-away, uma forma de assinalar o mês em que se comemora o Livro e a Leitura, adaptada às circunstâncias de isolamento de muitos dos seus leitores.
A escolha pode ser feita online, em http://biblioteca.cm-macao.pt/SearchBook.php, e a encomenda por telefone (241 577 249), por e-mail - biblioteca@cm-macao.pt – ou por mensagem no Facebook - https://www.facebook.com/Biblioteca-Municipal-de-Ma%C3%A7%C3%A3o-987846134613409/.
“Quando encomendar deve indicar o nome, o número de leitor e o telefone. Se não tiver número de leitor podemos fazer o registo”, salienta um comunicado do município. Na hora indicada pelo leitor, os livros estarão embalados num balcão, no exterior da Biblioteca, sendo que o prazo de devolução passou de 15 dias para um mês.

Biblioteca de Almeirim vai a casa e a de Mação serve livros em take-away

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido