uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Comando Distrital de Operações de Socorro dominado por operacionais do Cartaxo
David Lobato

Comando Distrital de Operações de Socorro dominado por operacionais do Cartaxo

David Lobato é o novo segundo comandante da estrutura, instalada em Almeirim, que coordena o socorro no distrito de Santarém.

Os dois últimos comandantes dos Bombeiros Municipais do Cartaxo estão agora à frente do Comando Distrital de Operações de Socorro. Primeiro, em 2013, foi Mário Silvestre que estava na altura há sete anos a comandar a corporação. Agora foi David Lobato que era segundo comandante da corporação quando Silvestre saiu, mas que, apesar de o ter substituído no cargo, só foi nomeado comandante efectivo dos municipais a meio de 2018.
David Lobato refere a O MIRANTE que já tinha sido convidado há uns anos pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), mas dessa vez não aceitou. O segundo convite surgiu há dois meses. O cargo estava desocupado desde que José Guilherme saiu para comandar os Bombeiros Municipais de Santarém há ano e meio. O agora segundo comandante distrital de operações de socorro reconhece que deixou um cunho pessoal nos Bombeiros Municipais do Cartaxo, sobretudo a nível da organização e gestão de pessoal, sem necessidade de regras muito rígidas.
O operacional diz que tem pena que a sua entrada no cargo coincida com esta fase de contingência devido à Covid-19. O que impede que se possa despedir como gostaria dos elementos que comandou no Cartaxo. Lobato vai ser substituído provisoriamente pelos elementos do comando Paulo Silva e Vítor Rodrigues.
David Lobato nasceu a 18 de Janeiro de 1973, em Alcoentre, concelho de Azambuja. Começou a carreira seguindo as pisadas do pai, bombeiro nos Voluntários de Alcoentre. Em 1994 ingressou nos Municipais do Cartaxo. Foi subindo de categoria e em 2006 chegou a segundo comandante. Numa entrevista que deu a O MIRANTE (em Novembro de 2017) defendeu a profissionalização dos bombeiros.

Comando Distrital de Operações de Socorro dominado por operacionais do Cartaxo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido