uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Diogo Neves vive em Itália e passou o dia de aniversário sozinho em isolamento
foto DR Diogo Neves, de Almeirim, joga hóquei em patins numa equipa italiana e está em isolamento desde 1 de Março

Diogo Neves vive em Itália e passou o dia de aniversário sozinho em isolamento

Jovem jogador de hóquei em patins, natural de Almeirim, diz que quando isto passar quer abraçar a família e a namorada e ir ver o mar.

Diogo Neves fez 26 anos a 17 de Março e garante que será um aniversário que vai recordar por muito tempo. O jogador profissional de hóquei em patins, natural de Almeirim e que está a viver em Bassano del Grappa, no norte de Itália, passou o dia de aniversário sozinho. Não houve bolos, nem abraços ou beijos. Só videochamadas da família, amigos e namorada que ajudaram a passar o dia. O jovem está em isolamento desde 1 de Março depois de um colega da sua equipa (Hockey Trissino) ter sido infectado com Covid-19, o que obrigou todo o plantel e equipa técnica a ficarem de quarentena.
A namorada, italiana, vive noutra cidade a 60 quilómetros de distância. Em Itália ninguém pode sair das suas cidades por isso não podem estar juntos. Diogo não pensou em regressar a Portugal quando a situação em Itália começou a complicar-se porque tem contrato assinado com o clube e só no dia 1 de Abril é que o campeonato foi cancelado. “Enquanto não houve essa confirmação tivemos sempre o plano do nosso preparador com os treinos que devíamos fazer em casa para mantermos a forma física”, diz a O MIRANTE através de videochamada.
Licenciado em Educação Física aproveita os tempos livres para tirar um curso online ligado ao desporto. Tem um pequeno ginásio em casa onde faz exercício físico. Vê séries e filmes na televisão. Só pode sair para ir ao supermercado, farmácia ou, em caso de necessidade, ao hospital. Para sair é obrigatório o uso de máscara e luvas e uma declaração a informar onde vai. “É impossível sair das cidades. Há polícia a controlar tudo”, refere.

Vontade de abraçar a família
O que o preocupa mais é a sua família que vive em Almeirim, sobretudo os avós que têm mais de 80 anos e adoeceram ambos há pouco tempo. O avô recuperou mas a avó, com quem tem uma ligação muito próxima, teve que ir ao hospital.
A última vez que viu a família foi no Natal e esteve com o irmão e a cunhada na passagem de ano em Itália. Diogo regressa todos os anos à terra natal no Verão. Desta vez ainda não sabe se isso será possível. Tudo é incerto. Para matar saudades falam várias vezes por dia ao telefone e chegam a jantar à mesma hora com os telefones em vídeochamada. Assim que puder sair do isolamento Diogo quer abraçar a namorada e ir ver o mar. Depois quer regressar a Almeirim, abraçar a família e voltar a saborear os cozinhados da mãe.

Primo Frederico Neves recupera parte da visão e já treina sozinho

Diogo Neves é profissional de hóquei em patins há cerca de cinco anos, modalidade que começou a praticar aos três anos. Em Janeiro deste ano o seu primo, Frederico Neves, hoquista dos Tigres de Almeirim, sofreu uma lesão grave no olho direito no jogo da Taça de Portugal ao ser atingido com uma bola rematada por um colega de equipa. “Freddy”, como é conhecido, foi assistido no hospital e a sua visão ficou muito comprometida. Diogo não esquece os momentos de aflição que viveu quando soube da situação do primo, cinco anos mais novo, e de quem é muito próximo. “O meu primo passou por um momento muito difícil. Consultou vários médicos e quase todos disseram que provavelmente iria perder a visão. Entretanto, o olho desinchou e ficou com cerca de 20 por cento de visão. Já consegue ler e está a adaptar-se”, conta Diogo, acrescentando que Freddy lhe ligou recentemente para contar que comprou óculos de protecção e já está a treinar sozinho para se habituar. “Ele vai tentar voltar aos poucos e esperemos que consiga. Incentivo-o ao máximo porque ele adora hóquei e foi o que fez toda a vida”, recorda.

Diogo Neves vive em Itália e passou o dia de aniversário sozinho em isolamento

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido