uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Idosos em lares clandestinos vão ser testados e integrar plano de emergência
Governo determinou que os testes de despistagem à Covid-19 a idosos e funcionários dos lares vão abranger também os lares ilegais a partir de uma lista fornecida pela Segurança Social

Idosos em lares clandestinos vão ser testados e integrar plano de emergência

Comissão Distrital de Protecção Civil está a elaborar um plano de emergência para estruturas de acolhimento não referenciadas. Governo diz que testes de despistagem a idosos e funcionários em lares ilegais vão ser feitos, mas dependem de lista da Segurança Social.

Os idosos que vivem em lares e casas de acolhimento no distrito de Santarém que não estão referenciados pela Segurança Social, vão integrar um plano de emergência para que possam ser monitorizados. A novidade foi deixada a O MIRANTE pelo presidente da comissão distrital e presidente da Câmara do Sardoal, Miguel Borges.
No distrito de Santarém desconhece-se ainda quantos idosos vivem nestas estruturas clandestinas, mas sabe-se que “é uma realidade que existe e que não pode ser ignorada”, avisa o autarca, sublinhado que estes lares têm por norma “idosos em número superior à sua capacidade”. No actual cenário de pandemia “o ideal seria que estas pessoas pudessem regressar a casa dos seus familiares”, defende.
A comissão já começou a fazer o levantamento do número de idosos em lares ilegais, em parceria com os municípios, unidades de saúde e corporações de bombeiros. Trabalho que já estava em marcha, recorde-se, em concelhos como Benavente ou Salvaterra de Magos, por iniciativa das câmaras municipais, devido à falta de noção do número real de idosos a viver nestas estruturas. A listagem vai depois ser encaminhada para a Segurança Social.
Testes dependem de lista da Segurança Social
O Governo determinou que os testes de despistagem à Covid-19 a idosos e funcionários dos lares vão abranger os que estão ilegais, a partir de uma lista que terá de ser fornecida pela Segurança Social. “As pessoas que estão nos lares ilegais são para nós iguais às pessoas que estão nos lares legais”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.
No distrito de Santarém o primeiro caso positivo de Covid-19 num lar ilegal surgiu na freguesia da Atalaia, em Vila Nova da Barquinha. O idoso infectado foi diagnosticado com a doença depois de apresentar sintomas e ser testado em unidade hospitalar. Os restantes oito utentes, que não voltaram a contactar com o infectado, já foram testados e o resultado foi negativo.
Questionado por O MIRANTE sobre qual o número de idosos em lares ilegais e quais as medidas de contingência implementadas a Segurança Social limitou-se, em final de Março, a dizer que apenas dá a conhecer as medidas de apoio aos lares legalizados, que já são do domínio público. Sabe-se, no entanto, que só no último ano, de acordo com este instituto, foram fiscalizados 58 lares ilegais no distrito de Santarém, 12 dos quais foram mandados encerrar por representarem potencial perigo de saúde e segurança para os idosos.

Idosos em lares clandestinos vão ser testados e integrar plano de emergência

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido