Especial Covid-19 | 27-04-2020 17:46

Coronavírus e oftalmologia 

Coronavírus e oftalmologia 
Eduardo Lopes

Eduardo Lopes*

O coronavírus pode causar uma conjuntivite folicular leve, indistinguível das outras causas virais e possivelmente ser transmitido pelo contacto de aerossol com a conjuntiva.
Outros sintomas menos específicos incluem dor de cabeça, dor nos olhos e fadiga. Os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias após exposição ao vírus.
Pacientes que se apresentem a oftalmologistas por conjuntivite e que tenham também febre e sintomas respiratórios incluindo tosse e falta de ar e que viajaram recentemente ou têm familiares ou contactos próximos com Covid-19 podem estar infectados.
Em regiões com alta prevalência de Covid-19, praticamente qualquer paciente atendido por oftalmologista pode estar infectado, independentemente de factores de risco ou indicação para a visita.
Por isso deve-se usar protecção para boca nariz, olhos e mãos, com luvas que devem ser descartadas após o seu uso ao cuidar dos pacientes, e desinfectar os aparelhos, principalmente as zonas onde o paciente coloca as suas mãos e o rosto, após cada doente, com produtos à base de álcool a 70 graus ou solução activa de cloro a 0,5% .
Em conclusão, o vírus pode ser transmitido também pelas lágrimas.
* Oftalmologista. Director Clínico
da Climeco, Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo