Especial Covid-19 | 27-04-2020 17:46

Dificuldades e implicações da Covid-19

Dificuldades e implicações da Covid-19
Luís Marçal

Luís Marçal*

Contactar com um doente infectado com o coronavírus, desde que este seja positivo, implica a instauração de um período de quarentena de 14 dias consecutivos, aos contactantes.
Contudo, aos médicos, enfermeiros, auxiliares, bombeiros, etc, apesar dos fatos “espaciais” que usam, ninguém lhes faz testes analíticos para despiste da infecção. Portanto, quem trabalha em situações de urgência, com Covid-19 positivos, não sabe exactamente como está a sua saúde, o que causa certamente ansiedade acrescida, à já de si “stressante” situação profissional.
Penso que tais testes analíticos, deveriam ser feitos quinzenalmente a quem está a trabalhar e a contactar com pessoas potencialmente Covid-19 positivas, para salvaguarda da saúde dos seus contactantes.
Penso que, economicamente, tal atitude não custaria nenhum valor exagerado aos cofres do Estado e protegia os profissionais de saúde e afins, já de si tão mal tratados nos últimos anos.
Esta pandemia, veio por a nu, toda a destruturação do SNS, por parte dos sucessivos governos, após a bancarrota provocada pelos (des) Governos Sócrates.
Há que repensar toda a estratégia macro-económica, financeira, (não é a minha área), para não prejudicar os sectores fundamentais de um país, que se quer europeu, democrático e desenvolvido.
Estive em quarentena. Felizmente para mim e para os meus não houve nada e a análise para Covid-19 veio negativa, pelo que vou retomar o trabalho.
Por sorte minha, tenho uma profissão que permite continuar a funcionar e a usufruir de rendimentos. Há quem não tenha essa sorte. Para esses os meus votos sinceros de que toda esta situação diabólica pare depressa. Esperamos que sim!
*Assistente Graduado de Clínica Geral - Proprietário da Clínica Médica Luís Marçal, em Salvaterra de Magos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo