uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas do Colete Encarnado vão ser online e tertúlias podem fazer a diferença
Festa do Colete Encarnado foi cancelada por quatro vezes, uma delas aquando da Segunda Guerra Mundial

Festas do Colete Encarnado vão ser online e tertúlias podem fazer a diferença

Câmara de Vila Franca de Xira vai realizar estudo sobre o real impacto na economia local da não realização da festa que habitualmente é visitada por mais de 250 mil pessoas. Sector hoteleiro e de restauração é o mais afectado.

O cancelamento da festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira, que se iria realizar nos dias 3, 4 e 5 de Julho, vai gerar perdas na economia local na casa das centenas de milhares de euros. O lamento foi deixado por Alberto Mesquita, presidente do município, na sexta-feira 15 de Maio, durante o anúncio oficial de que este ano a festa não se realizará devido à pandemia de Covid-19.
“Sabemos que o Colete é visitado por cerca de 250 mil pessoas. Se cada uma gastar um euro são 250 mil euros que perdemos. Certamente que o cancelamento vai ter um impacto negativo de muitas centenas de milhares de euros”, lamenta o autarca. O sector hoteleiro e da restauração será o mais afectado. Uma empresa da especialidade vai ser contratada pelo município para fazer uma avaliação do impacto concreto na economia local.
Há uma semana o Governo proibiu a realização de festivais de música e de outras iniciativas de natureza análoga até 30 de Setembro de 2020. A decisão de cancelar a 88ª edição do Colete Encarnado, uma das principais festas do Ribatejo, foi “dolorosa”, confessou Alberto Mesquita. “Ainda assim esta é a decisão mais responsável a tomar face à actual situação e tendo como imperativo a salvaguarda da saúde publica”, notou. Os artistas que já tinham sido contratados vão ser pagos normalmente e vão actuar na edição do próximo ano.

Feira de Outubro continua agendada
A ideia, por muitos sugerida, de realizar em Outubro um certame semelhante a um “mês taurino”, que de certa forma agregasse o melhor do Colete Encarnado e da Feira de Outubro, não foi acolhida pelo município. “São eventos que não se podem misturar. O Colete é o Colete e tem tradições assumidas. Mudar as suas características para o encaixar na feira não será possível e ninguém compreenderia isso. Não podemos fazer uma aposta que não tem sentido”, vincou Alberto Mesquita. O município diz que se mantém a trabalhar na Feira de Outubro no pressuposto de que não haverá impedimentos à sua realização.
Questionado sobre a possibilidade de se realizar um momento simbólico que assinale o Colete Encarnado, o município diz não excluir essa possibilidade, bem como a transmissão online dos habituais debates realizados na Semana da Cultura Tauromáquica. Já as tertúlias da cidade são “de carácter particular” e não parece haver nada que as impeça de celebrar o Colete Encarnado, no pressuposto de cumprirem com as normas decretadas pelas entidades de saúde.

Quarto cancelamento em 88 anos

As Festas do Colete Encarnado começaram a ser celebradas em Vila Franca de Xira em 1932 e só em três ocasiões não se realizaram, a última das quais em 1942, devido à Segunda Guerra Mundial. É uma festa que presta homenagem às tradições rurais e do campo, à Lezíria, ao cavalo, ao toiro, aos toureiros, forcados e campinos. “Para o ano cá estaremos”, afirma convicto Alberto Mesquita.

Festas do Colete Encarnado vão ser online e tertúlias podem fazer a diferença

Mais Notícias

    A carregar...