Edição de 2020.05.21
Especial Ascensão

Incentivar os mais jovens a conhecerem as histórias das suas terras
Daniel Ouro criou a “Terra Velhinha” para preservar tradições. Defensor das tradições da sua terra Daniel Ouro recebeu O MIRANTE com um ramo feito a preceito para nos desejar sorte e prosperidade.
Especial Ascensão | 01-06-2020


“Ascensão com a mãe a apanhar a espiga e com o pai nas entradas de toiros”
Carlos Fernandes é campino e tratador dos cavalos da toureira Ana Batista. Participou durante 24 anos na entrada de toiros de Quinta-Feira de Ascensão, na Chamusca. Este ano participa num almoço de porco preto no espeto com amigos.
Especial Ascensão | 01-06-2020


“Forma de demonstrar a devoção tem vindo a mudar lentamente”
Pároco de Vila Franca de Xira defende a união apesar do afastamento físico. O cancelamento da romaria do Senhor da Boa Morte em Povos, por causa da pandemia, é uma oportunidade para cada um rezar em recolhimento e reflectir sobre o valor da vida.
Especial Ascensão | 01-06-2020


Alzira Bento recorda a Ascensão em Alcanena como um dia colorido em família
Fui toda contente com o meu vestido às bolas e caiu uma valente chuvada. Da celebração religiosa da subida de Cristo ao céu quarenta dias após a Páscoa não fala, mas nunca mais esquece as idas ao campo para apanhar a espiga.
Especial Ascensão | 01-06-2020


Passeio e almoço de Ascensão no próximo ano e em segurança
António Rodrigues Torrão relata clima de tranquilidade. Em Aveiras de Cima a pandemia levou ao cancelamento do grande convívio anual da população mas manteve-se a segurança e saiu reforçada a união.
Especial Ascensão | 01-06-2020


O dia de Ascensão era aproveitado pelos mais jovens para namoriscar
Primeiro presidente de câmara de Alcanena do pós 25 de Abril tem 98 anos. Joaquim Pereira Henriques recorda as tradições da Quinta-Feira de Ascensão em Alcanena. Rumava-se aos Olhos de Água, nascente do Alviela, apanhava-se a espiga e punha-se a conversa em dia com as raparigas.
Especial Ascensão | 01-06-2020


Persistente nos mínimos à espera do retorno à actividade dos seus clientes
Nuno Castelão diz que há que ter esperança mas também cautela. Financiamentos no âmbito do apoio às empresas andam a velocidades diferentes. Numa instituição podem demorar três semanas e noutras mais de dois meses.
Especial Ascensão | 01-06-2020


“Nas zonas rurais as tradições como a apanha da espiga estão mais vivas”
Mafalda Borralho diz que a simbologia do ramo sempre a fascinou
Especial Ascensão | 01-06-2020
