Estádio Municipal de Alcanena vai para obras
Concurso público será lançado em breve com um orçamento de mais de um milhão de euros.
O Estádio Municipal Joaquim Maria Baptista, em Alcanena, vai ser alvo de obras de requalificação. A obra terá início em Outubro de 2020 e um prazo previsto para execução de 10 meses. A empreitada tem um orçamento previsto de um milhão e 164 mil euros (mais 6% de IVA). Esta obra não terá qualquer comparticipação financeira da União Europeia, pois não existem candidaturas disponíveis para este tipo de intervenções, explicou a presidente de Câmara de Alcanena, Fernanda Asseiceira, na reunião de câmara de 18 de Maio.
A obra será totalmente paga com dinheiro do município, através de um empréstimo bancário que está a ser finalizado para esse efeito. O lançamento do concurso público para a empreitada foi aprovado por unanimidade na mesma reunião camarária.
A empreitada visa a reabilitação do estádio em dois núcleos distintos, localizados em lados opostos do campo, com a ampliação do edifício de apoio e aumento das condições de segurança e evacuação do público, tendo também como objectivo estabelecer o número efectivo de público, conforme o parecer do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O núcleo 1, referente à bancada do estádio, com camarotes no piso superior, balneários e instalações sanitárias no piso 2, inclui também a reformulação do bar de apoio, a zona de lavandaria e a zona técnica de apoio.
O núcleo 2, do lado oposto do campo, engloba a área de bilheteiras e apoio. Este núcleo pretende servir de apoio aos eventos desportivos e outros, realizados no estádio, mas também serve de apoio ao Jardim da República, bem como à realização das festas da vila.