Turismo de Castelo do Bode associou-se para trabalhar em conjunto já no verão de 2020
Oito empresas aderiram ao processo de certificação Biosphere Portugal.
Empresas que desenvolvem actividades turísticas na albufeira da barragem de Castelo do Bode aderiram ao processo de certificação Biosphere Portugal e têm “muita esperança” na procura interna no próximo Verão.
O presidente da Associação dos Empresários de Turismo do Castelo do Bode (AETCB), Jorge Rodrigues, disse que oito empresas associadas iniciaram a formação da certificação Biosphere promovida pela Confederação de Turismo de Portugal, estando já a adquirir ferramentas úteis para a gestão das unidades.
Com uma duração de 24 meses, a formação, que culminará com a adopção de um conjunto de normas de sustentabilidade, no seu sentido abrangente, está, nesta fase inicial, “mais focada na gestão, organização e no marketing digital”, o qual é, para o presidente da AETCB, fundamental para comunicar o negócio.
Sublinhando que a oferta proporcionada pela albufeira de Castelo do Bode tem a vantagem de estar no interior do país, numa zona de baixa pressão populacional, Jorge Rodrigues afirmou haver “muita esperança” na procura nos meses de Julho e Agosto e “alguma expectativa” no mês de Junho.
Estendendo-se ao longo de 60 quilómetros - nos concelhos de Tomar, Abrantes, Sardoal e Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, e ainda os concelhos de Sertã e Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco -, a zona é tradicionalmente procurada pelo mercado interno, o que a AETCB espera que se intensifique com as restrições impostas ao sector do turismo devido à pandemia da Covid-19.
As restrições impostas no país desde meados de Março tiveram impacto na forma como a própria formação passou a ser dada – com várias sessões em formato online – e nos conteúdos, estando as oito empresas que iniciaram o processo a aprender “quais as alterações necessárias para que não haja qualquer risco” e as pessoas possam fazer férias em total segurança, disse.
Até alcançarem a certificação Biosphere Portugal, as empresas e os profissionais do sector passam por um processo de capacitação e qualificação tendo por objectivo virem a adoptar um conjunto de normas que os comprometem a promoverem o turismo sustentável, nomeadamente com a gestão eficiente dos recursos.
Referindo as oito empresas que já aderiram ao processo, a associação salienta a importância da adesão de mais empresas, “para que se consiga o objectivo de certificação do Castelo do Bode como destino sustentável”.
Jorge Rodrigues afirmou que a AETCB conta com 26 associados, tendo a sua criação, há cerca de três anos, tido um papel que “muito tem ajudado estas pequenas empresas”. A associação acredita que a adesão ao processo de certificação Biosphere permite uma “antecipação ao futuro”.