uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Anomalia deixa estação de VFX novamente sem elevadores
Elevadores da passagem superior pedonal da estação de comboios de Vila Franca de Xira foram substituídos mas ainda não se encontram em funcionamento

Anomalia deixa estação de VFX novamente sem elevadores

Desde Outubro que a estação ferroviária de Vila Franca de Xira está sem elevador na sua passagem superior pedonal. Utentes queixam-se. Câmara já manifestou o seu desagrado junto da Infraestruturas de Portugal.

A Câmara de Vila Franca de Xira está insatisfeita com a demora na reparação dos elevadores da passagem superior pedonal da estação de comboios da cidade, que já se arrasta desde Outubro do ano passado, e exigiu à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) urgência na sua reparação.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, os dois elevadores foram substituídos recentemente mas a 23 de Abril verificou-se nova anomalia no cabo de potência de alimentação de um dos elevadores, que obrigou a nova reparação. A IP explica que a resolução do problema está pendente da chegada dos materiais necessários para acabar os trabalhos, que actualmente devido à pandemia de coronavírus têm prazos de fornecimento mais alargados. O município está farto de atrasos e promete continuar a acompanhar de perto a situação.
Há sete meses que aquele equipamento está sem os elevadores a funcionar. Estavam totalmente vandalizados e num estado deplorável de conservação. A IP anunciou obras de substituição daqueles equipamentos a rondar os 49 mil euros. Os trabalhos deveriam durar até Dezembro. A IP justificou inicialmente a demora com a entrada na quadra festiva e o atraso na chegada de peças do estrangeiro. Entretanto chegou o mês de Maio e a passagem superior pedonal continua sem os elevadores a funcionar, obrigando pessoas com mobilidade reduzida, idosos e pessoas com carrinhos de bebé a terem de subir vários lances de escadas.
As queixas têm-se acumulado na câmara municipal e, a 5 de Maio, o município voltou a questionar a IP sobre a razão para tanto atraso. “Fazendo eco das queixas que diversos munícipes nos fizeram chegar, e porque se trata de um equipamento essencial para todos os cidadãos que recorrem ao transporte ferroviário, questionámos a IP sobre as causas deste elevador estar uma vez mais encerrado ao público e solicitando urgência na sua reparação”, refere António Oliveira, vice-presidente do executivo.
Quando anunciou a substituição dos elevadores a IP justificava a obra com a antiguidade dos equipamentos que ali existiam e a sua utilização intensiva. A empreitada envolvia a substituição dos elevadores por equipamentos mais modernos, bem como a instalação de um Sistema de Monitorização e Supervisão Técnica (SMST), que permitirá acompanhar e obter remotamente informação sobre o estado de funcionamento dos equipamentos, permitindo “a resolução das falhas de funcionamento de uma forma mais célere”.

Anomalia deixa estação de VFX novamente sem elevadores

Mais Notícias

    A carregar...