Cavaleiro Andante
Vou ali a Lisboa fumar um cigarrito e volto já!
Nos dias de mais calor, em zonas de risco máximo de incêndio, é proibido fumar nos espaços florestais. E foi isso que aconteceu, no último fim-de-semana - e irá acontecer mais vezes este Verão - em concelhos como Sardoal ou Mação, por exemplo. Uma boa oportunidade para quem mora por aqueles lados, nomeadamente em zonas de floresta... largar o vício!! .
Cavaleiro Andante | 05-08-2020

Fujam pombos que vêm aí os falcões!
A Câmara de Santarém está a ultimar a contratação de falcões para controlar a população de pombos, que são uma autêntica praga nalguns pontos da cidade. A revelação foi feita pelo vereador Ricardo Rato na última assembleia municipal. O Cavaleiro Andante, que por vezes tem boa memória, deseja boa sorte ao jovem autarca. É que há um par de anos o município anunciou medida idêntica e os resultados foram os que se viram: os pombos são mais do que as mães e quanto a falcões nem vê-los....
Cavaleiro Andante | 20-07-2020

Toca a desconfinar!!!
O presidente da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, Miguel Tomás, disse na reunião da Assembleia Municipal de Santarém que o posto médico de Casével, que fechou por causa da pandemia, ainda não reabriu. O Cavaleiro Andante sabe que algum pequeno comércio não irá reabrir, seja por falta de apoio ou de clientes, mas não deve ser esse o caso daquele serviço de saúde. Afinal, “clientes” não faltam e... continuamos a pagar impostos.
Cavaleiro Andante | 20-07-2020

Não há dinheiro para champanhe?
A cerimónia simbólica para assinalar a chegada da fibra óptica a Santa Margarida da Coutada, no concelho de Constância, terminou com um brinde no Parque Ambiental de Santa Margarida. Um brinde, aparentemente, feito com água ou sumo de laranja, pois era o que havia na mesa, o que constituiu um atentado às mais inculcadas tradições ribatejanas. Ou não há dinheiro para champanhe (ou, pelo menos, para um branco fresquinho) na Câmara de Constância ou os autarcas lá da terra estão feitos uns autênticos ‘copinhos de leite’....
Cavaleiro Andante | 19-07-2020


Pedir a palavra para... refrescar!!
A presença das duas dezenas de elementos da Comissão Central da Festa dos Tabuleiros na última reunião de Câmara de Tomar contribuiu para aumentar a temperatura da sala que, ainda por cima, não tem ar condicionado. O uso de máscara foi obrigatório durante toda a sessão o que fez alguns recorrerem a tudo o que tinham à mão para se abanarem. Como era permitido retirar a máscara para falar o Cavaleiro Andante notou que houve quem se valesse dessa excepção para aliviar o sofrimento. Foi o caso de alguns autarcas que habitualmente estão mais caladinhos mas que desta vez...se fartaram de falar.
Cavaleiro Andante | 17-07-2020

O saudosismo de Rodrigues e a chata da realidade
O ex-presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues, anda a morrer de saudades do cargo e a surfar uma onda revivalista que exalta a obra feita no seu tempo. A sua página no Facebook é um manancial de saudosismo e foi lá que recordou a vinda para Torres Novas, em Julho de 1998, de duas empresas de capital estrangeiro, a Tonova e a Forjados Castelo. “Numa assentada, abriram duas fábricas em Torres Novas; uma vinda da Galiza e a outra, vinda de Inglaterra… e, ambos os casos, frutos da nossa persistência junto dos empresários. E vieram criando, na altura, perto de 900 postos de trabalho”, escreveu agora, ufano, o ex-autarca. Rodrigues só se esqueceu de um pequeno pormenor: é que as tais empresas que ele captou depressa se foram embora, tal como os postos de trabalho. Mas, como já diz o povo, nunca deixes que a chata da realidade se intrometa e estrague uma boa propaganda... .
Cavaleiro Andante | 16-07-2020

Os “três erres” de Torres Novas
Na celebração dos 35 anos da elevação de Torres Novas a cidade, o presidente da assembleia municipal, José Trincão Marques, recorreu a dados da Pordata para mostrar a evolução nos últimos anos e, entre eles, mencionou o aumento da quantidade de lixo. O Cavaleiro Andante não duvida do que foi dito mas espera, para bem de todos e do ambiente, que daqui a uns anos um dos indicadores de progresso seja... a redução do lixo produzido.
Cavaleiro Andante | 15-07-2020
