Entrevista
Fátima Machacaz diz que os problemas da Barrosa são com ela
Fátima Machacaz caiu na política de pára-quedas com a missão de conquistar o bastião comunista na Barrosa. É presidente de junta eleita pelo PS há uma década e está a um ano da sua “reforma política”. É contabilista de profissão, mas para gerir um orçamento de 90 mil euros e contar os fregueses diz que não é preciso fazer grandes cálculos num território cada vez mais desertificado. Em entrevista a O MIRANTE avisa que não entra em guerrilhas internas do PS nem pede ajuda aos seus vereadores para levarem assuntos à câmara preferindo tratar disso pessoalmente. “Foi em mim que a população votou para defender os seus interesses”, frisa.
Entrevista | 05-08-2020
“Ver o meu primeiro doente a morrer com Covid foi um choque”
Sérgio Cardoso é médico de medicina geral e familiar e uma das suas utentes foi a primeira vítima de Covid-19 no concelho de Vila Franca de Xira. Uma das últimas foi o matador Mário Coelho, que também era seguido por Sérgio Cardoso. Natural do Porto, há cinco anos escolheu mudar-se para Vila Franca de Xira. Vive no bairro de Povos, é coordenador da Unidade de Saúde Familiar Terras de Cira e está também ao serviço na unidade de atendimento à Covid em Alverca que é uma unidade de alto risco. Há seis meses que não vê a família e não tem vida social. Na semana em que Vila Franca de Xira distinguiu a USF da cidade com o galardão de cidadão de mérito O MIRANTE foi conhecer o trabalho deste profissional da saúde e as suas visões sobre os tempos difíceis que vivemos.
Entrevista | 05-08-2020
“Uma solução para o vírus feita à pressa pode agravar o problema”
Na segunda parte da entrevista que deu a O MIRANTE, Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular, natural de Santarém, diz que o confinamento quase exemplar dos portugueses não resultou da adesão massiva a um plano colectivo ou por solidariedade com algum tipo de estratégia. Foi mesmo o medo que nos trancou em casa. Considera ainda que faltou um plano metódico no desconfinamento e que desenvolver um tratamento seguro para um vírus novo e imprevisível leva o seu tempo.
Entrevista | 05-08-2020