uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Abrantes acelera compra do Cine-Teatro São Pedro
Manuel Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, quer a sala de espectáculos na posse da câmara o mais rapidamente possível

Câmara de Abrantes acelera compra do Cine-Teatro São Pedro

Inicialmente o município aceitou fazer contrato promessa de compra e venda com a associação proprietária do imóvel, mas decidiu avançar já com um contrato de venda definitiva.

A Câmara de Abrantes e a Iniciativas de Abrantes, sociedade proprietária do Cine-Teatro de São Pedro, chegaram a novo acordo e decidiram que a melhor solução é avançar com um contrato de venda definitiva e não com um contrato promessa de compra e venda como tinha sido inicialmente acordado. Desta forma o município passa, assim que o contrato for assinado, a ser proprietário do imóvel. Está previsto que o contrato seja assinado em Agosto.
“Com o contrato promessa de compra e venda a Iniciativas de Abrantes ficaria com algumas responsabilidades sobre o imóvel durante os seis anos em que vamos pagar o cine-teatro, o que não faz sentido. Com esta solução a câmara passa a ser a única proprietária”, explicou Manuel Valamatos em reunião camarária. Os valores do contrato são os mesmos, com as mesmas condições de pagamento. Após aprovação desta proposta, na próxima reunião de câmara, o contrato será enviado para o Tribunal de Contas que tem 30 dias para se pronunciar.
A autarquia chegou a acordo com a Iniciativas de Abrantes, proprietária do Cine-Teatro São Pedro, para comprar o edifício por 470 mil euros a pagar durante os próximos sete anos. A primeira tranche, de 70 mil euros, será paga quando for assinado o contrato, previsto para Agosto de 2020. Nos restantes seis anos o município pagará à Iniciativas de Abrantes 65 mil euros anualmente.
O acordo foi feito em Dezembro do ano passado, depois dos sócios da Iniciativas de Abrantes reunirem para deliberar sobre a proposta do município. O presidente da Iniciativas de Abrantes, José Carreiras, disse que aquele era um momento histórico para a cidade e quem lucra com a decisão são os abrantinos. O presidente da Câmara de Abrantes sublinhou que o edifício precisa de obras num investimento estimado em cerca de dois milhões de euros. Manuel Valamatos explicou que vão procurar financiamento da União Europeia para avançar com as obras e abrir o espaço o mais rápido possível.

Teatro fechado desde Janeiro de 2018
O Cine-Teatro São Pedro está fechado desde Janeiro de 2018 quando a Câmara de Abrantes ficou sem a gestão do edifício depois de ter terminado o contrato de comodato que tinha assinado, 19 anos antes, com a sociedade Iniciativas de Abrantes. O município - que na altura era presidido por Maria do Céu Albuquerque, actual ministra da Agricultura - e a Iniciativas de Abrantes nunca se entenderam sobre o negócio. O actual presidente da câmara, Manuel Valamatos, que tomou posse em Fevereiro de 2019, começou a negociar com José Alberty em Maio desse ano e afirma que sempre sentiu vontade por parte da Iniciativas de Abrantes em resolver o processo.

Câmara de Abrantes acelera compra do Cine-Teatro São Pedro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido