uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Parlamento lamenta morte do toureiro Mário Coelho
Mário Coelho queria ser recordado como um homem digno

Parlamento lamenta morte do toureiro Mário Coelho

Voto de pesar teve oposição do PAN, que considerou inaceitável enaltecer a cultura da morte e do sangue.

A Assembleia da República aprovou na sexta-feira, 10 de Julho, um voto de pesar pela morte do antigo matador de touros Mário Coelho, com a oposição do PAN, que considerou a homenagem “inaceitável”. O texto, apresentado pelo PS, PSD, CDS-PP e Chega, foi aprovado em sessão plenária com a abstenção do BE e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues (ex-PAN)”.
A nota de pesar apresentada lembra Mário Coelho como um “conceituado toureiro, nome grande da tauromaquia e um dos grandes embaixadores culturais de Portugal no estrangeiro”. De acordo com a nota, o antigo matador de touros alcançou prestígio internacional como bandarilheiro, nas décadas de 50 e 60 do século XX, tendo conquistado o estatuto de “Melhor Bandarilheiro do Mundo”.
“Até morrer, Mário Coelho nunca deixou de colaborar com ganadarias e de promover e participar em colóquios e outras actividades culturais. Mário Coelho disse, recentemente, que gostaria de ser recordado como “um homem digno, um homem que traçou um caminho direito e que nunca saiu dele”. E assim será”, pode ler-se no texto votado.
Mário Coelho despediu-se das arenas em 1990, na Praça de Touros do Campo Pequeno, e no mesmo ano foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural em 1990, por Pedro Santana Lopes, então secretário de Estado da Cultura. Em 2005, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.
Mário Coelho faleceu a 5 de Julho, aos 84 anos, no Hospital Vila Franca de Xira, onde estava internado, vítima de Covid-19.

Parlamento lamenta morte do toureiro Mário Coelho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido