uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Fundação norte-americana financia construção de Ecovia em Fátima 

A Câmara de Ourém já recebeu os 150 mil dólares da Fundação Ephesus, instituição norte-americana que se disponibilizou para financiar a construção da ecovia que liga Fátima à povoação de Ortiga. Esta comparticipação é feita ao abrigo do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus, em 2018.
O presidente do município, Luís Albuquerque, informou em sessão camarária que o dinheiro já está disponível nas contas da autarquia. A Fundação Ephesus é uma organização sem fins lucrativos que dedica à caridade. Foi fundada em 2007, no Missouri, Estados Unidos da América. De acordo com informação do site da fundação o seu foco principal é o restauro de locais arqueológicos cristãos em países estrangeiros.
O projecto de execução da Ecovia foi aprovado em reunião de câmara em Dezembro do ano passado e inclui a construção de uma rotunda no cruzamento da Estrada Municipal (EM) 559 com a EM 559-2 e Cruzamento Municipal (CM) 1058 (cruzamento da Ortiga). O projecto, que incide numa extensão de cerca de 2500 metros, tem um custo estimado de cerca de 875 mil euros, dos quais cerca de 481 mil euros correspondem à reabilitação de pavimentos. O projecto de execução define a construção da ecovia com três metros de largura, desenvolvida paralelamente à faixa de rodagem com um espaço verde de largura variável a dividir as duas estruturas. Está também contemplada a remodelação do cruzamento da estrada de Nossa Senhora da Ortiga com a Rua do Rossio e a estrada de Fátima através da construção de uma rotunda e reabilitação parcial do pavimento existente.
Luís Albuquerque realça que a beneficiação da rede viária entre Fátima e Ortiga pretende garantir um corredor ambientalmente sustentável, com condições adequadas à mobilidade pedonal e ciclável entre Fátima e o Santuário de Ortiga. Além disso, pretende proporcionar condições de mobilidade e segurança aos peregrinos e melhorar as condições de circulação automóvel no local.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido