Cavaleiro Andante

Russo promove caralhota
Depois do político escalabitano Rui Barreiro ter ficado famoso enquanto secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas por ter decretado a reabertura da caça ao melro em 2011, eis que outro secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, igualmente de Santarém e socialista, deu agora prova da sua existência política ao atribuir o selo de Indicação Geográfica Protegida à Caralhota de Almeirim. Nuno Russo habilita-se assim a ser nomeado cidadão honorário de Almeirim e a ganhar uma estátua junto ao frade da sopa da pedra, iguaria que também obteve na passada semana o reconhecimento de Especialidade Tradicional Garantida por parte do Ministério da Agricultura.
Cavaleiro Andante | 18-08-2020


Com a Covid-19 no coração
O município da Chamusca investiu cerca de seis mil euros numa campanha de sensibilização para a Covid-19 em todo o concelho…e não só. O cartaz, na fotografia, esteve afixado durante o mês de Abril no bairro da Caixa, em Tomar. Terá sido engano da empresa que afixa os cartazes? Será que foi jogada de marketing do executivo da Câmara da Chamusca para colocar a vila no mapa? Ou já se chegou à conclusão que há mais chamusquenses a viver em Tomar do que no seu próprio concelho?.
Cavaleiro Andante | 18-08-2020


Do Bloco ao Chega em três tempos
A concelhia do Bloco de Esquerda de Salvaterra de Magos retirou, em Maio deste ano, a confiança política a Marta Jorge, eleita do partido na assembleia municipal, após divergências desta com o partido e por desconfiança dos bloquistas que a sua eleita andava a aproximar-se dos ideais do Chega. Recentemente, o Cavaleiro Andante viu fotos de um jantar do Chega em Leiria e constatou que a autarca de Salvaterra foi uma das participantes. Habitualmente, viragens de direcção e oscilações repentinas podem causar enjoos, perturbações no apetite e prostração. Mas não parece ser o caso de Marta Jorge, que provou estar aí para as curvas e ter estômago para engolir sapos sem perder a pose. E o jeitão que isso dá na política, onde a arte de deglutir batráquios é essencial para quem quer chegar longe...
Cavaleiro Andante | 16-08-2020


Vamos lá acalmar os cavalos!
Catarina Ferreira, dirigente da JSD de Tomar, tomou posse como vereadora em substituição na última sessão camarária e fez de tudo para dar nas vistas. A arquitecta, de 31 anos, levou para a plateia o seu namorado, Tiago Carrão, também dirigente social-democrata, que filmou a declaração inicial da nova vereadora. Embora tenha sido bem recebida pelo executivo, bem cedo a nova vereadora Catarina fez perder a paciência a Anabela Freitas, presidente do município, e à sua equipa de vereadores. Catarina Ferreira falou durante toda a reunião sem nunca ter pedido a palavra; ou seja, falava e falava quando queria e lhe apetecia, mesmo em cima da voz de outros vereadores. Resultado: levou pancada e foi apelidada de arrogante. Veremos como vão ser as cenas dos próximos episódios.
Cavaleiro Andante | 16-08-2020


Fique em casa e feche bem as portas e janelas
A foto de capa da página do município de Alcanena no Facebook apresenta um colorido apelo dirigido aos munícipes que remete para os sombrios tempos do confinamento quando vigoraram o estado de emergência e de calamidade devido à pandemia. Entretanto houve o desconfinamento, estamos em pleno Agosto, é Verão e a malta (tal como a economia) precisa de arejar e espairecer. A não ser que a mensagem da autarquia esteja relacionada com os maus cheiros que têm proliferado na vila. Nesse caso, devia ser acrescentado ao #fiqueemcasa um não menos berrante #efechebemasportasejanelas....
Cavaleiro Andante | 14-08-2020


Vai um copo no Avante!?
Imune à polémica que alastra nas redes sociais sobre a realização da Festa do Avante! neste ano de pandemia, a Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP já fez saber que vai estar presente com o seu habitual espaço na Quinta da Atalaia, sublinhando que não vão faltar a gastronomia, doçaria e vinhos ribatejanos. Será uma tentativa de converter os críticos da festa pelo estômago?.
Cavaleiro Andante | 13-08-2020


Voto de silêncio
A vereadora Sandra Silva (PSD/CDS), que está a substituir a vereadora Isabel Costa na Câmara de Ourém por dois meses, participou na sua primeira sessão camarária no início de Agosto e mal se deu por ela, pois não falou durante toda a reunião. Terá sido por vergonha ou foi apenas para não dar trabalho a quem faz as actas?.
Cavaleiro Andante | 12-08-2020
