uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Paróquia procura apoios para pagar remoção de azulejos da Igreja de Santa Iria
Igreja vai entrar em obras mas agora falta o dinheiro para salvaguardar os azulejos

Paróquia procura apoios para pagar remoção de azulejos da Igreja de Santa Iria

Trabalhos custam cem mil euros e não têm financiamento garantido. Azulejos serão recolocados no templo da Ribeira de Santarém assim que estiverem concluídas as obras estruturais que devem começar em Outubro.

A Paróquia de Santa Iria da Ribeira de Santarém precisa de dinheiro para pagar os trabalhos de remoção e recolocação dos azulejos que revestem as paredes do templo. Estes trabalhos estão orçados em mais de 100 mil euros. A remoção dos azulejos tem que ser feita antes de avançarem as obras de requalificação que estão previstas para início de Outubro deste ano, para evitar que se danifiquem. Os azulejos estão a ser catalogados e guardados num espaço municipal para depois das obras estruturais voltarem ao seu lugar.
Este trabalho de remoção e recolocação dos azulejos está a cargo da paróquia e ultrapassa os 100 mil euros, dinheiro que a paróquia não tem. “Toda a angariação de fundos que conseguirmos encontrar é bem vinda. Neste momento ainda não temos esse dinheiro. Apelamos a todos os que queiram ajudar, para pôr esta igreja aberta ao culto o mais rápido possível”, apelou o padre Aníbal Vieira, vigário-geral da Diocese de Santarém, durante uma visita de O MIRANTE à igreja.
A empreitada de estabilização da igreja está orçada em cerca de 900 mil euros e foi já adjudicada pela Câmara de Santarém à empresa Revivis – Reabilitação, Restauro e Construção Lda. após concurso público. A obra é da responsabilidade do município e conta com financiamento da União Europeia em 85%. Retomar o lugar deste espaço de culto na história de Santarém é um desejo da Diocese de Santarém e um “presente” para a cidade. Entre os trabalhos previstos está a demolição do anexo da sacristia, das instalações sanitárias e do acesso ao retábulo da capela-mor. Reabilitações de tectos, coberturas, pavimentos, abóbodas e cúpulas são outras das muitas obras que a igreja vai receber.

Paróquia procura apoios para pagar remoção de azulejos da Igreja de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido