uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

A eleita do Bloco que diz que Tomar é racista não sabe do que fala

A eleita do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Tomar, Maria da Luz Lopes, mostrou toda a sua ignorância na sessão de 19 de Junho quando afirmou que Tomar era a cidade mais racista que conhecia. E só reforço essa posição quando, um mês depois, explicou que se referiu ao racismo na cidade em “termos históricos”.
Tomar não é uma cidade racista. Não há discriminação em função da raça. Cidades e países onde já houve passeios, autocarros, lojas, para brancos e negros, por exemplo, são racistas. Em Tomar ainda não acontece. E se em Tomar existem racistas isso não faz da cidade de Tomar uma cidade racista. Quanto muito, tanto Tomar quanto o país não estarão a fazer tudo o que podiam para penalizar comportamentos racistas, mas isso não faz de Tomar a cidade mais racista que a senhora conhece. A não ser que ela não conheça mais nenhuma cidade.
Quanto a falar de racismo em termos históricos, tentando analisar determinadas situações de outros séculos à luz dos actuais valores actuais, é uma forma de deturpar. É anacronismo.
Jorge Teles

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido