uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Gabinete de atendimento da PSP no Sobralinho é um espaço fantasma
Gabinete de atendimento da PSP no Sobralinho é uma sombra do que foi em outros tempos e vários moradores defendem uma maior presença dos agentes no local

Gabinete de atendimento da PSP no Sobralinho é um espaço fantasma

Serviço tem procura reduzida e por isso está de portas fechadas. Polícia só se desloca ao local quando algum munícipe manifesta o desejo de ali ser atendido.

O gabinete no Sobralinho onde funciona uma unidade de atendimento da Polícia de Segurança Pública (PSP), na Rua Ernesto dos Reis, tem tido uma procura reduzida da comunidade e por isso agora só abre portas quando algum munícipe deseja ser atendido naquele local.
A situação tem gerado indignação em alguns moradores da vila, que desde 2013 está agregada a Alverca do Ribatejo, e que entendem que a PSP deveria estar mais presente naquele local e dessa forma contribuir para um maior sentimento de segurança. “Sobretudo ao fim-de-semana a vila anda muito mal frequentada e ter a PSP aqui perto dava logo outra segurança e impedia as pessoas de se portarem mal. Assim, como sabem que eles estão longe, isto é uma pouca vergonha”, lamenta a O MIRANTE Pedro Soutinho, residente na localidade.
A vila foi patrulhada pela Guarda Nacional Republicana até 1 de Fevereiro de 2008, data em que a reestruturação das forças e serviços de segurança a colocou na alçada da PSP, que é responsável pela segurança de Vila Franca de Xira, Alhandra, Sobralinho, Alverca, Forte da Casa e Póvoa de Santa Iria.
Nesse mesmo ano foi estabelecido entre a então Junta de Freguesia do Sobralinho e o comando da divisão policial de Vila Franca de Xira da PSP um protocolo visando a cedência de um espaço naquela vila com a finalidade de facilitar o contacto da PSP com o cidadão no âmbito do modelo de policiamento de proximidade. O espaço mantém-se até aos dias de hoje com as infra-estruturas técnicas e as despesas com comunicações, água e luz a serem suportadas pela junta de freguesia.
Contactada por O MIRANTE a PSP admite que desde a sua abertura o espaço tem tido uma adesão reduzida de público, tendo sido utilizado em média por quatro a cinco pessoas por mês. “Como tal, e por forma a ser efectuada uma correcta gestão dos recursos humanos disponíveis e adstritos a este modelo de policiamento, o espaço é aberto apenas quando algum cidadão manifesta o desejo de aí ser contactado pela PSP mediante contacto prévio para a esquadra”, explica aquela força policial. A PSP refere também que aquele espaço “em momento algum” foi definido como posto de atendimento policial.
O presidente da união de freguesias, Carlos Gonçalves, partilha das preocupações dos moradores e também defende que o espaço deveria ter maior actividade. “A falta de meios na PSP do concelho é uma lacuna identificada e há uma necessidade urgente de serem reforçados os efectivos das esquadras”, defende. O autarca lembra que o Sobralinho é uma localidade com elevada percentagem de população idosa e que o trabalho feito pela PSP naquele gabinete se revestia de elevada importância. “Atendiam os idosos e muitas vezes davam conselhos para evitarem burlas, era uma acção fundamental, dava maior proximidade e segurança”, explica o autarca.

Gabinete de atendimento da PSP no Sobralinho é um espaço fantasma

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido