uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais de milhão e meio de euros para reabilitar Cine-teatro São Pedro
Projecto foi aprovado por maioria em reunião de câmara com a abstenção do vereador do Bloco de Esquerda

Mais de milhão e meio de euros para reabilitar Cine-teatro São Pedro

Câmara de Abrantes aprovou projecto base para requalificar sala de espectáculos que está fechada há mais de dois anos.

O projecto para reabilitação do Cine-teatro São Pedro, em Abrantes, foi aprovado em reunião de câmara. O edifício vai sofrer algumas mudanças, nomeadamente a ampliação para um terreno contíguo de modo a garantir uma melhor acessibilidade sobretudo para cargas e descargas e também para criar mais uma saída de emergência. O palco vai ser aumentado, a zona da régie é transferida para o balcão, suprimindo-se uma fila de lugares sentados. O sistema de aquecimento da sala passará a estar debaixo das cadeiras. O investimento previsto ronda os 1,5 milhões de euros.
O projecto foi aprovado por maioria com a abstenção do vereador do Bloco de Esquerda (BE). Armindo Silveira considera que foi-lhe dada pouca informação atempadamente para se poder pronunciar sobre o projecto. O vereador da oposição disse que deveria ter existido uma reunião entre todo o executivo municipal para discutir o projecto antes da sessão camarária. O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), disponibilizou-se para dar mais esclarecimentos.
O projecto base vai incluir reabilitação do espaço exterior e interior. O vice-presidente João Gomes (PS) explicou que além da reabilitação da cobertura, pintura e todas as intervenções de caixilharia que está prevista uma nova construção lateral, em formato de corredor. “Vai ficar no terreno confinante com o edifício para permitir uma ampliação para acessibilidades e saídas de emergência”, destacou. Além dos camarins situados no piso zero vão ser construídos novos camarins no piso menos 1 assim como a ampliação do palco. O objectivo é criar condições para diversos tipos de espectáculos.
As escadas de acesso à teia vão ser reconstruídas e vai ser instalado um monta-cargas de apoio ao palco, que além de aumentado vai descer de modo a ficar nivelado. A plateia vai ser remodelada, terá alguma inclinação, cadeiras novas e o sistema de climatização da sala será feito através do pavimento dando maior conforto aos utilizadores. Será ainda feito um tratamento acústico das paredes e restauro do tecto falso.

Negociações duraram quase dois anos
O Cine-Teatro São Pedro está fechado desde Janeiro de 2018 quando a Câmara de Abrantes ficou sem a gestão do edifício depois de ter terminado o contrato de comodato que tinha assinado, há 19 anos, com a sociedade Iniciativas de Abrantes Lda. Em Dezembro de 2019 a Câmara de Abrantes chegou a acordo com a Iniciativas de Abrantes, proprietária do edifício, para comprar o imóvel por 470 mil euros a pagar durante os próximos sete anos. A primeira tranche, de 70 mil euros, é paga na altura da assinatura do contrato de compra, que ocorreu a 21 de Julho deste ano. Nos restantes seis anos o município pagará à Iniciativas de Abrantes 65 mil euros anualmente.

Mais de milhão e meio de euros para reabilitar Cine-teatro São Pedro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido