uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Procurado por homicídio apanhado pela GNR em operação digna de filme de acção
Foragido despistou-se durante a fuga de automóvel e foi apanhado pela GNR em Glória do Ribatejo

Procurado por homicídio apanhado pela GNR em operação digna de filme de acção

Condenado, capturado em Glória do Ribatejo, tinha 15 anos de prisão por cumprir. A detenção só foi possível devido a uma denúncia por suspeita de tráfico de droga.

Um homem, de 34 anos, foi detido em Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, depois de andar dois anos fugido à justiça e vai agora cumprir uma pena de 15 anos de prisão efectiva por homicídio simples, dano e posse ilegal de arma. O criminoso, residente na localidade vizinha do Granho, só foi detido depois de a Guarda Nacional Republicana (GNR) ter recebido uma denúncia, no dia 3 de Agosto, a indicar que três indivíduos estavam a traficar droga junto a um café em Marinhais.
Segundo fonte da GNR, uma patrulha deslocou-se ao local, onde já não se encontravam os suspeitos. Foi dado alerta para a viatura em que seguiam tendo a mesma sido detectada noutro ponto do concelho. A GNR mandou parar a viatura recorrendo a sinalização sonora e luminosa e a ordem foi acatada pelo condutor. Depois de apresentar uma carta de condução falsificada que adensou as suspeitas das autoridades, o homem pôs-se em fuga sozinho no automóvel, em direcção a Glória do Ribatejo, obrigando os militares a desviarem-se para não serem abalroados. Foi já nessa vila que o fugitivo, Daniel S., se despistou numa rotunda.
Como o suspeito não respeitou a voz de detenção dos guardas vai ter de responder também pelo crime de resistência e coacção sob funcionário, além dos crimes de condução perigosa e uso de documento falso. Durante a acção a GNR apreendeu ainda 900 euros em dinheiro, dois cartões de crédito pertencentes a outros cidadãos e dois relógios.
De acordo com a GNR, soube-se depois da detenção que o mesmo homem “tinha pendente, desde 2018, um mandado de detenção para cumprimento efectivo da pena de 15 anos” por um homicípio perpetrado na zona do Seixal.
O suspeito acabou por sofrer ferimentos ligeiros devido ao acidente e foi transportado ao Hospital Vila Franca de Xira para receber tratamento. Depois de ter alta foi presente ao Tribunal do Seixal, que tinha emitido o mandado de captura. O condenado foi posteriormente conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa para cumprimento da pena de homicídio.

Colega de trabalho surpreendido diz que fugitivo é um bom rapaz

No Granho, localidade onde residia o detido, não se fala noutra coisa que não seja a perseguição de 3 de Agosto. Em choque com a notícia da detenção, Rui Filipe, vizinho e ex-colega de trabalho do condenado, não quer acreditar que afinal nem o nome lhe conhecia e sente-se revoltado. “Não acredito que tivesse documentos falsos e que tenha cometido qualquer crime. Era um rapaz trabalhador que não se metia com ninguém”, refere a O MIRANTE.
“Estávamos no café onde nos encontrávamos todos os dias”, começa por contar, acrescentando que saiu momentos antes de ter tido início a perseguição das autoridades que culminaria na detenção. “Quando soube fui para lá, mas já só vi o carro e a GNR. Não queria acreditar. Toda a minha família está em choque”, diz Rui Filipe, vincando que está disposto a testemunhar em tribunal para defender o condenado, agora arguido pela prática de novos crimes. “Uma vez disse-me que estava farto e que tinha de pagar por coisas que não tinha feito e acredito nele. A justiça pode ter falhado”, diz.

Procurado por homicídio apanhado pela GNR em operação digna de filme de acção

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido