Cavaleiro Andante
Calma aí!!!
A pavimentação da estrada de Fungalvaz, na freguesia de Assentis, foi anunciada há mais de uma década pelo município de Torres Novas, mas só na última reunião pública do executivo, a 12 de Janeiro, foi aprovado o projecto e a abertura de concurso público para a empreitada que vai finalmente levar o alcatrão aos 1.407 metros de via. O vereador do PSD, na oposição, João Quaresma, usou a ironia para dizer que a câmara “tarda... mas faz”. O Cavaleiro Andante, sem ironia, mas com muita experiência, aconselha-o a não deitar foguetes antes da festa. Obras com concurso aprovado e até já adjudicadas e iniciadas mas paradas e sem fim à vista... é o que há mais por aí!! .
Cavaleiro Andante | 02-02-2021
Alpiarça salvou a honra do convento comunista
Marcelo Rebelo de Sousa arrasou na eleição presidencial de domingo, vencendo em todos os concelhos do país, mas houve outro triunfador da noite: o líder do Chega André Ventura. O candidato de extrema-direita até no vermelho Alentejo conseguiu ficar à frente do candidato comunista João Ferreira. E, no Ribatejo, Ventura só não ficou em segundo lugar em Alpiarça, um dos últimos bastiões do PCP numa região onde os comunistas já foram felizes. Outros tempos, para recordar nos arquivos, porque a coisa está preta para o PCP e as autárquicas aproximam-se a galope....
Cavaleiro Andante | 01-02-2021
O pé frio eleitoral
Já é conhecida a malapata do socialista escalabitano Rui Barreiro com as eleições. Foram já dois os sufrágios perdidos como candidato a presidente da Câmara de Santarém e, no domingo, a candidata socialista que apoiou na eleição presidencial (e que acompanhou de perto quando fez campanha em Santarém) ficou muito distante do vencedor Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes até conseguiu atingir um dos objectivos, que era ficar à frente de André Ventura a nível nacional, mas no concelho de Santarém, onde Barreiro é vereador e já foi presidente de câmara, a candidata socialista levou uma ‘tareia’ exemplar: teve 10,96% dos votos, contra 15,74% do candidato de direita André Ventura. E, assim, Barreiro lá teve de encaixar mais um desaire eleitoral. Um autêntico pé-frio, como diriam os brasileiros....
Cavaleiro Andante | 31-01-2021
Primeiro autoriza-se e depois... desodoriza-se!
As suiniculturas de Pernes foram fiscalizadas e cumprem todas as exigências legais, mas o Ministério do Ambiente quer agora que os proprietários acabem com os maus cheiros. Será que quem autorizou as pecuárias estava convencido que era possível criar porcos bem-cheirosos e a cagar sabonetes? .
Cavaleiro Andante | 30-01-2021
Ou entra mosca... ou sai asneira!
O antigo presidente da Câmara de Torres Novas, António Rodrigues, deu uma entrevista ao jornal O Almonda e a certa altura diz que avisou o actual presidente, Pedro Ferreira (na altura seu vice-presidente), que ele não tinha perfil para o cargo. Como, apesar dos avisos, Pedro Ferreira, se candidatou em 2013 e 2017 e ganhou as duas vezes com maioria absoluta, o Cavaleiro Andante só pode concluir que, na avaliação de perfis políticos, António Rodrigues é... um zero à esquerda!.
Cavaleiro Andante | 29-01-2021
Com tanta confusão, até o Polígrafo se engana
A rubrica Polígrafo, que passa no telejornal da noite da SIC, enganou-se na segunda-feira, ao colocar 11 concelhos do distrito de Santarém na região do Alentejo. Analisava-se uma declaração de Rui Rio, que afirmara na noite eleitoral de domingo que o líder do Chega, André Ventura, ficara à frente do candidato comunista João Ferreira no Alentejo. E foi na análise factual dessa frase que o Polígrafo meteu água duas vezes. Primeira: os 11 concelhos ribatejanos em causa, que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, pertencem administrativamente à Região de Lisboa e Vale do Tejo, dependendo do Alentejo apenas para acesso aos fundos comunitários; segunda: os 11 concelhos ribatejanos em causa não pertencem todos ao distrito de Santarém, já que Azambuja pertence ao distrito de Lisboa. Mas com tanta confusão burocrático-administrativa, não é de admirar que até o Polígrafo se engane….
Cavaleiro Andante | 28-01-2021