uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Faleceu pintor do Cartaxo que trabalhou com Picasso
foto DR Francisco Gaia

Faleceu pintor do Cartaxo que trabalhou com Picasso

Francisco Gaia morreu vítima de Covid-19 aos 88 anos
O pintor Francisco Gaia, natural de Vale da Pinta, concelho do Cartaxo, faleceu no sábado, 23 de Janeiro, aos 88 anos, vítima de Covid-19. Actualmente vivia no Forte da Casa, concelho de Vila Franca de Xira, onde possuía um ateliê de pintura. As cerimónias fúnebres decorreram na segunda-feira, 25 de Janeiro, na sua terra natal, em Vale da Pinta.
Francisco Gaia começou a pintar aos 12 anos e, em 1951, realizou a sua primeira exposição. Ao longo da vida fez exposições em várias cidades do mundo. Nos anos 60 do século passado foi para Angola, Moçambique e África do Sul onde trabalhou como pintor e decorador antes de fixar residência em Paris.
Na capital francesa priva com os mestres que marcaram a história da pintura moderna, entre eles Pablo Picasso, com quem trabalhou entre 1965 e 1970. Frequentou durante 10 anos a Academia de Pintura Moderna, licenciando-se em Artes Plásticas, em Haia, na Holanda. Está representado em mais de 500 colecções particulares, quer em Portugal quer no estrangeiro, nomeadamente EUA, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Chile, Panamá, Peru, Itália, Brasil, Canadá, entre outros. As suas obras estão também representadas no Museu Grão Vasco, de Viseu, Museu Guggenheim, de Nova Iorque, Câmaras Municipais do Cartaxo, Sines e Évora e Governo Civil de Santarém, entre outros.

Faleceu pintor do Cartaxo que trabalhou com Picasso

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido