uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
ACES Lezíria quer iniciar vacinação da população em Fevereiro
Carlos Ferreira

ACES Lezíria quer iniciar vacinação da população em Fevereiro

Agrupamento de Centros de Saúde vai abrir centros de vacinação Covid-19 nas sedes dos concelhos que serve. Em Santarém o centro de vacinação será instalado na Casa do Campino.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai abrir centros de vacinação Covid-19 nas sedes dos concelhos que serve, prevendo iniciar a vacinação da população, por grupos prioritários, a partir de Fevereiro. O director executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, afirmou que, na capital de distrito, onde estão referenciados cerca de 4.500 das 12.300 pessoas diagnosticadas para integrarem o primeiro grupo de vacinação da população – pessoas com mais de 50 anos e com patologias identificadas como de risco -, o centro de vacinação vai ser instalado na Casa do Campino.
O edifício foi disponibilizado pela Câmara de Santarém, que, a partir de segunda-feira, 25 de Janeiro, após a votação para as eleições presidenciais, iniciou a adaptação do espaço, o qual disporá de seis locais para vacinação simultânea, uma pequena secretaria, uma sala de espera, outra para preparação da vacina e outra ainda, ampla, para a permanência nos 30 minutos a seguir à vacinação.
O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse que a autarquia vai colaborar com o ACES Lezíria, salientando a importância do início do funcionamento deste serviço e alertando para a multiplicidade de tarefas que estão a ser exigidas aos profissionais de saúde.

Vacinação em lares
a bom ritmo
Carlos Ferreira salientou igualmente a forma como o pessoal de enfermagem se tem vindo a empenhar na resposta às muitas solicitações, lembrando que, a par da vacinação, que está já a decorrer nas estruturas residenciais para idosos, há ainda o apoio às estruturas de retaguarda criadas no distrito para acolhimento dos utentes que, devido à infecção pelo novo coronavírus, têm de ser retirados das instituições onde se encontram.
O responsável do ACES Lezíria afirmou que a campanha de vacinação a profissionais e utentes dos lares vai abranger um total de 4.964 pessoas dos nove concelhos que serve, tendo já sido concluída nas estruturas de Alpiarça, Chamusca e Rio Maior.
Carlos Ferreira referiu ainda que foram criadas 47 equipas, cada uma delas envolvendo um médico e três enfermeiros, o que obrigou a que o atendimento nos centros de saúde tenha sido reduzido ao essencial.
O facto de existirem surtos em algumas estruturas fez com que não fossem incluídas na primeira fase da campanha de vacinação. O responsável lembrou ainda que todo o processo exigirá uma segunda volta, para aplicação da segunda dose.

ACES Lezíria quer iniciar vacinação da população em Fevereiro

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido