uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Família pede apoio para trazer o Luís de volta a casa
foto DR São precisos 28 mil euros para trazer Luís Ferreira para Portugal depois de ter tido embolia cerebral e estar em estado vegetativo

Família pede apoio para trazer o Luís de volta a casa

Jovem de Moitas Venda, Alcanena, vive na Holanda há cerca de dois anos. No mês passado foi encontrado inconsciente no meio da rua. Sofreu uma embolia cerebral e está em estado vegetativo. Família quer trazê-lo de volta mas não tem dinheiro para pagar o transporte e o acompanhamento especial que a situação clínica exige.

Isabel Lourenço está a tentar angariar cerca de 28 mil euros para poder trazer o filho dos Países Baixos para Portugal. Emigrante há cerca de dois anos, Luís Ferreira, 29 anos, teve uma embolia cerebral e uma pneumonia tendo estado em coma alguns dias. Actualmente encontra-se num estado vegetativo, só conseguindo comunicar através do olhar. A viagem para Portugal tem esse valor elevado porque a situação clínica do jovem, natural de Moitas Venda, concelho de Alcanena, exige um avião adequado, uma equipa médica e todo o equipamento médico necessário para que a viagem seja feita de forma segura. A família abriu uma conta para tentar angariar dinheiro.
A vida de Isabel Lourenço deu uma reviravolta depois de, no dia 26 de Dezembro do ano passado, o seu filho ter sido encontrado inconsciente numa estação de comboios da cidade de Almere, Holanda, e levado para o hospital local. O jovem vivia na cidade holandesa de Kampen há dois anos para onde tinha ido em busca de uma vida financeira mais estável da que tinha em Portugal.
Isabel Lourenço, 52 anos, vive em Portugal e falava todos os dias ao telefone com o filho. Naquele dia telefonou-lhe à noite e não obteve resposta. Ficou preocupada. Ligou na manhã seguinte e do outro lado do telefone disseram-lhe, em inglês, que Luís estava no hospital. Em pânico, Isabel contactou uma amiga que vive na Holanda e que se dirigiu ao hospital. Os médicos aconselharam a mãe de Luís a viajar para junto do filho. Foi o que Isabel fez juntamente com um casal amigo.
Já na Holanda foi informada que o filho tinha tido uma embolia cerebral e esteve em coma alguns dias. Além disso, desenvolveu Síndrome de Locked In, que resulta na incapacidade para exibir expressões faciais, movimentar-se, falar ou comunicar, além de paralisia dos nervos cranianos. Para agravar a situação, Luís Ferreira apanhou uma pneumonia, da qual ainda não recuperou totalmente.
Isabel Lourenço continua na Holanda, na casa de uma família de emigrantes portugueses que a acolheu, mas tem que trazer o filho para Portugal para que possa ter os cuidados adequados no seu país. O Hospital de Almere já tratou de tudo com o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que está a reencaminhar o processo de Luís para o Hospital de Santarém, onde existe a especialidade de neurologia.
Isabel Lourenço e os amigos abriram uma conta para quem quiser ajudar esta família a conseguir trazer Luís de volta a casa, onde precisa de reabilitação neurológica adequada e cuidados médicos continuados. Dada a situação, Isabel não tem condições financeiras para se manter na Holanda com o filho. Quem quiser ajudar pode fazê-lo através da conta: IBAN PT 50 0007 0000 0035 1817 7402 3. SWIFT – BESCPTPL.

Família pede apoio para trazer o Luís de volta a casa

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido