uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Surto em lar ilegal de Samora Correia já causou seis mortes 

Há um total de 137 utentes e 64 funcionários infectados pelo novo coronavírus em estruturas residenciais para idosos do concelho de Benavente. Vacinação contra a doença já arrancou e o município está a criar uma estrutura de apoio de retaguarda.

O surto de Covid-19 no lar ilegal Cantinho Sénior, em Samora Correia, que infectou 43 dos 44 utentes, causou a morte a seis idosos e sete permanecem internados com problemas de saúde provocados pela doença. Também no lar da Misericórdia de Benavente, onde há 95 casos positivos, entre utentes e funcionários, há quatro mortes a registar nos últimos dias e duas no lar Cantinho da São, no Porto Alto.
Três dos utentes do lar Cantinho Sénior morreram nas instalações da Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR), em Fátima, para onde foram transferidos depois de a estrutura ter sido encerrada pela Segurança Social por falta de condições. Outras duas mortes ocorreram no Hospital Vila Franca de Xira e outra numa unidade de acolhimento em Lisboa. Os doentes tinham idades entre os 64 e os 94 anos. “Nalguns casos, a informação era que estavam estáveis e, depois, em poucas horas, evoluíram em situação negativa, vindo a acontecer os óbitos”, disse o presidente do município, Carlos Coutinho. Este surto, recorde-se, foi detectado a 11 de Janeiro e três dias depois os utentes foram transferidos para Fátima. Entretanto os familiares têm apelado ao regresso dos doentes ao lar, que entretanto foi mandado encerrar pela Segurança Social.
Na última reunião da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, disse na presença de alguns desses familiares que era sua intenção agendar uma reunião com as famílias e a Segurança Social, numa tentativa de encontrar uma solução.

Surto no CRIB detectado em testagem pré-vacinação
A realização de testes à Covid-19 a todos os utentes e funcionários dos lares do concelho de Benavente, promovidos pelo município, antes de ter início a vacinação (22 de Janeiro) detectou um novo surto no Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB), com 14 utentes e três funcionários infectados.
A directora da instituição, Catarina do Vale, que também é vereadora, na Câmara de Benavente adiantou, em comunicado, que assim que houve conhecimento do surto “iniciou-se um processo de reconfiguração do lar” com uma área isolada para os doentes infectados.
Devido ao elevado número de surtos em lares que contabilizavam, até à data de fecho desta edição, 137 utentes e 64 funcionários positivos à Covid-19, a Protecção Civil Municipal de Benavente está a criar uma estrutura de apoio e retaguarda preparada para receber idosos infectados com o novo coronavírus. A estrutura está a ser montada nas instalações da Associação de Desenvolvimento, Cultura e Recreio dos Arados, em Samora Correia.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido