uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Voluntários fazem companhia virtual a pessoas com deficiência em IPSS de Fátima
FOTO – CRIF Utentes do CRIF, de Fátima, contam agora com uma nova experiência, graças ao empenho de 70 voluntários

Voluntários fazem companhia virtual a pessoas com deficiência em IPSS de Fátima

Projecto surgiu para dar dinamismo à instituição e proporcionar novas experiências aos utentes do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima. Mais de 70 voluntários aderiram à iniciativa.

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), que apoia crianças e adultos com deficiência e doença mentais, lançou o projecto “Zoomas-me uma história?”, no qual voluntários fazem companhia virtual, para combater o isolamento social devido à pandemia.
O projecto foi lançado na rede social Facebook do CRIF no dia 11 de Janeiro e passa por fazer uma chamada via Zoom na qual o voluntário partilha, por exemplo, um bocadinho da sua vida, conta uma história, uma canção, uma anedota ou um poema, ou “entra” nas salas da instituição para a conhecer.
Mais de 70 pessoas mostraram interesse em integrar a bolsa de voluntários virtuais, disse à agência Lusa, Rita Rosa, psicomotricista há 16 anos no CRIF. “Os utentes falam muito da Covid-19, estão preocupados com a doença, demonstram angústias, preocupação também com os familiares, e o projecto surgiu para dar uma nova vida e dinamismo à instituição e, no fundo, combater o isolamento social a que estão sujeitos”, declarou.
Notando que “muitos deles a única experiência social que têm é ir à instituição e os outros que até saíam ao fim-de-semana estão confinados a esta situação, isolados”, a técnica salientou que o projeto “Zoomas-me uma história?” permite que “conheçam pessoas novas e dá a conhecer a instituição e os utentes”.
Rita Rosa, 39 anos, lembrou que antes da pandemia o CRIF recebia voluntários e também visitas de escolas, além de fazer outras iniciativas. Dos mais de 70 voluntários virtuais que já manifestaram interesse em participar no projeto, há quem se tenha disponibilizado para fazer ginástica, ioga, cantar, contar histórias ou tocar instrumentos.
“São pessoas que querem dar um bocadinho do seu tempo, da sua generosidade”, realçou, referindo que “algumas estão sozinhas e também vêem nesta forma de comunicar uma mais-valia à sua saúde mental”. Entre quem manifestou interesse estão pessoas que vivem na Alemanha, Luxemburgo ou Açores, sendo que a “maioria está em teletrabalho”.
“Há professores, pessoas que estão em casa com os filhos, que estão no desemprego e outras viveram experiências na área da deficiência”, exemplificou, acrescentando que duas escolas de Fátima também contactaram o projecto, assim “como uma mãe cuja filha de 12 anos também quer ser voluntária numa sessão”.
Nas três sessões já realizadas, uma pessoa partilhou um bocado da sua vida, outra deu uma aula de zumba e houve ainda a participação do escritor Gonçalo M. Tavares. “As sessões são no máximo de meia hora durante o dia e em cada sala estão entre dois e seis utentes do CRIF, devido às limitações impostas pela Direcção-geral da Saúde”, disse, adiantando que já há marcações até meados de Fevereiro.

Instituição tem 114 utentes

O Centro de Reabilitação e Integração de Fátima é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Foi criado em 1976, tem 114 utentes dos 6 aos 54 anos, distribuídos pelas valências de centro de actividades ocupacionais, formação profissional e socioeducativa. Os utentes são oriundos dos concelhos de Ourém, Alcanena, Batalha, Porto de Mós e Leiria.

Voluntários fazem companhia virtual a pessoas com deficiência em IPSS de Fátima

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido