O MIRANTE acompanhou a evolução da pandemia desde a primeira hora

Uma das primeiras notícias de O MIRANTE sobre a Covid-19 foi publicada a 3 de Março e tinha por título “Cancelada viagem de estudantes de Azambuja a Itália por causa do coronavírus”.

Ainda pouco se sabia sobre a doença e isso mesmo se depreende de uma declaração do comandante operacional do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, Mário Silvestre, na entrevista publicada nessa edição, a propósito do Dia Internacional da Protecção Civil, assinalado a 1 de Março. “A comunicação social também tem a sua quota-parte de culpa. Adora alimentar este tipo de situações. Veja-se o caso do coronavírus. Em Portugal morrem três mil pessoas por ano com a gripe comum, mas andamos todos preocupados com a Covid-19”.

A declaração de situação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde foi a 11 de Março e na edição do dia seguinte, a primeira página de O MIRANTE já alertava para o agravar da situação, com a manchete. “Medidas preventivas contra a Covid-19 põem região a meio gás”.

Uma semana depois, já tentávamos dar informação credível sobre o assunto. A 19 Março, noticiávamos que o vírus estava a paralisar a região e o país e publicávamos uma entrevista com o pneumologista João Roque Dias.

De então até 1 de Março de 2021, Portugal totaliza 804.956 casos da doença confirmados e 16.351 mortes. No mundo já morreram dois milhões e meio de pessoas devido à doença (2.531.448).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo