uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Meio milhão de utentes do SNS  com dificuldade de registo no Portal da Saúde 


A modernização administrativa que tem vindo a ser implantada é um grande avanço tecnológico que deve ser elogiado, mas tem falhas e algumas dessas falhas são graves porque excluem pessoas. Milhares e milhares de pessoas.
Dou o exemplo do Portal da Saúde. O acesso só pode ser feito com cartão do cidadão ou com chave móvel digital. E para ter chave móvel digital é necessário ter cartão do cidadão.
Alguns portugueses não têm cartão do cidadão, mas podem tê-lo. Os perto de seiscentos mil estrangeiros que vivem e trabalham, legalmente, em Portugal, não têm cartão de cidadão, mas um cartão de residência Não estão impedidos de ter chave móvel digital mas têm que a requerer presencialmente, segundo sei, numa loja do cidadão.
Sem cartão de cidadão podem registar-se no portal das Finanças com o número de identificação fiscal ou na Segurança Social Directa, com o número da segurança social, e aceder a outros serviços online.
No Portal da Saúde, embora sejam utentes do Serviço Nacional de Saúde e tenham o respectivo numero de utente, só podem aceder com o cartão de cidadão que não têm ou com a chave móvel digital. Esta situação deveria ser corrigida a fim destas pessoas poderem obter a chave móvel digital online. E essa correcção ganha importância se todos os restantes acessos passarem também a ser feitos com chave móvel digital.
Rui Ricardo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido