uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu Rogério Coito, historiador  e político do concelho do Cartaxo
Rogério Mendes Coito

Morreu Rogério Coito, historiador  e político do concelho do Cartaxo

Rogério Mendes Coito faleceu no dia 5 de Março. Foi eleito, pela CDU, na assembleia municipal entre 1996 e 2009.

Faleceu na sexta-feira, 5 de Março, Rogério Coito, historiador que foi autarca, pela CDU, na Assembleia Municipal do Cartaxo entre 1996 e 2009. Rogério Mendes Coito tinha 84 anos e nasceu na freguesia de Ereira, concelho do Cartaxo. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, desde muito cedo mostrou ser um apaixonado por letras e pela história dos povos, pelos seus costumes e saberes.
Em 1983 foi co-autor do livro “Ereira – Uma aldeia no concelho do Cartaxo”. Ao longo da vida escreveu outras obras nomeadamente “Cartaxo – Memórias do século XX”; “Elvira Maria de Vilhena – Condessa de Pontével (1627-1718); “José Tagarro (1902-1931), entre outras publicações na imprensa local e regional.
Foi um homem ligado ao associativismo tendo participado em diversos eventos culturais que o próprio organizou na Ereira. Rogério Coito foi um dos fundadores da Associação PULSAR; um dos promotores da Feira de Antiguidades, Velharias e Coleccionismo do Cartaxo; e um dos principais dinamizadores de inúmeras actividades culturais promovidas pelo município do Cartaxo.
O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), manifestou o seu pesar pelo falecimento de Rogério Coito. “Dotado de uma inteligência brilhante, amigo de muitos anos, dedicou o melhor das suas qualidades pessoais e profissionais a várias gerações de cartaxeiros de todas as nossas freguesias, tendo criado um ambiente de estímulo ao conhecimento da nossa história e tradições”, afirma Pedro Ribeiro na nota de pesar. O município do Cartaxo atribuiu-lhe, em 2009, a medalha de mérito municipal. A Câmara do Cartaxo decretou dois dias de luto municipal.

Morreu Rogério Coito, historiador  e político do concelho do Cartaxo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido