De esquerda por Santarém
![De esquerda por Santarém De esquerda por Santarém](https://images.impresa.pt/mirante/2021-03-24-fabiola-cardoso.jpg-37338290/16x9/mw-900)
Fabíola Cardoso é uma activista das causas fracturantes.
Fabíola Cardoso, 48 anos, foi eleita deputada do BE por Santarém em 2019, mas o processo que levou à sua indicação para cabeça de lista abriu brechas no Bloco e motivou mesmo a intervenção da direcção nacional do partido.
O anterior deputado bloquista, Carlos Matias, também tinha aspirações ao lugar e foi mesmo o nome indicado pelo plenário distrital do Bloco de Esquerda para voltar a encabeçar a lista por Santarém. Só que a mesa nacional do BE teve entendimento diferente, vetou Matias e optou por Fabíola Cardoso, uma professora residente em Santarém, lésbica e defensora dos direitos da comunidade LGBT.
Fabíola Cardoso nasceu em Angola, cresceu em Castelo Branco e está em Santarém há mais de vinte anos. Escolheu viver e trabalhar na cidade porque a sua companheira na altura estava a estudar em Santarém. Há uns anos teve um carcinoma da mama que a deixou com medo, mas também com vontade de lutar e vencer. No Parlamento tem apresentado trabalho de denúncia de vários problemas, designadamente na área ambiental, e também propostas para investimentos na região.