Edição 1500 | 23-07-2021 10:52

O deputado da Operação Marquês

O deputado da Operação Marquês
José Luís Ribeiro dos Santos

Ribeiro dos Santos é considerado um figurão da política pelos seus próprios camaradas do PSD.

José Luís Ribeiro dos Santos é mais um deputado do PSD ligado à Operação Marquês, o maior processo judicial contra políticos depois do 25 de Abril de 1974.
Ribeiro dos Santos está ligado ao Instituto de Estradas, empresa pública, mas foi durante muitos anos uma figura grada do partido laranja que também ocupou o cargo de Governador Civil.
Natural de Alcanena, também é daqueles que pouco liga à região e que não mantém ligações às instituições locais ou regionais. Foi deputado após as nomeações de Morais Sarmento e de Miguel Relvas para o Governo, tendo entretanto suspendido o mandato na Assembleia da República para ingressar no Instituto de Estradas de Portugal.
No meio político é considerado um dos maiores figurões do partido. Ribeiro dos Santos era presidente do actual IE em 2003 quando caiu um viaduto no IC 19 que causou quatro feridos. Na altura o Ministério Público concluiu que não existia qualquer elemento de prova que permitisse imputar qualquer tipo de responsabilidade criminal ao presidente do IEP. Mas foi esse acidente que fez com José Luís Ribeiro dos Santos pedisse a demissão do cargo de presidente no dia 11 de Setembro depois do organismo a que presidia ter assumido a responsabilidade pela queda da passagem de peões. O ministro que o tramou chamava-se Carmona Rodrigues e era do mesmo partido de Ribeiro dos Santos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo