uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A Transição Digital no Agrupamento de Escolas de Alcanena
Agrupamento de Escolas de Alcanena assume-se como escola de referência no âmbito da transição digital (foto DR)

A Transição Digital no Agrupamento de Escolas de Alcanena

Em 2022 vamos aumentar o número de turmas com manuais digitais e apostar no desenvolvimento da literacia digital

O Agrupamento de Escolas de Alcanena assume-se como escola de referência no âmbito da transição digital conforme demonstra o percurso da organização. De facto, o projeto educativo evidencia uma intencionalidade na utilização pedagógica das tecnologias acreditando-se que esta pode gerar maior motivação para a aprendizagem e, por consequência, aprendizagens mais eficazes.

Foi por esta razão que em 2016 inauguramos o nosso primeiro ambiente educativo inovador, a Sala de Aula do Futuro, que nasceu de uma reflexão coletiva sobre como melhorar o processo de ensino/aprendizagem e cuja operacionalização foi mediada por um curso de formação para todos os docentes.
Em 2017 apostamos no projeto Classroom on Wheels com o patrocínio da Gulbenkian uma vez que um único ambiente educativo inovador para um agrupamento com mais de 20 estabelecimentos de ensino seria insuficiente pelo que se optou pela possibilidade de transportar (“on wheels”) os recursos à sala de aula.

Em 2018 foi o ano da aposta na criatividade, na robótica e na prototipagem com a inauguração do Maker’s Lab.

Em 2019 reforçamos as STEM com a implementação de um plano vertical, do pré-escolar ao ensino secundário.

Em 2020 participamos com 32 docentes no projeto #EstudoEmCasa continuando na senda do digital.

Em 2021 integramos o projeto piloto Manuais Digitais, em conjunto com outras oito escolas, e inaugurámos mais quatro ambientes educativos inovadores: um sala de leitura do futuro; um Arts Lab; dois espaços de trabalho com computadores de última geração para os alunos das turmas do projeto Manuais Digitais.

Em 2022 vamos aumentar o número de turmas com manuais digitais e apostar no desenvolvimento da literacia digital porque …acreditamos que a utilização pedagógica das tecnologias aliada ao desenvolvimento da literacia digital de toda a comunidade pode ser um forte contributo para o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida, inovadora, inclusiva e que se pretende transformadora.

Diretora do Agrupamento de Escolas de Alcanena Ana Cláudia Cohen.

A Transição Digital no Agrupamento de Escolas de Alcanena

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido