Alverca quer pombais contraceptivos para combater praga de pombos
Junta de freguesia propôs solução à Câmara de Vila Franca de Xira.
A União de Freguesias de Alverca e Sobralinho propôs à Câmara de Vila Franca de Xira a implementação de vários pombais contraceptivos, como solução para combater a praga de pombos no seu território. A novidade foi dada pelo presidente da junta de freguesia, Carlos Gonçalves, na última sessão da assembleia de freguesia.
Um pombal contraceptivo é uma estrutura onde os pombos fazem os seus ninhos, sendo os ovos recolhidos e trocados por ovos de gesso ou de plástico, de forma a controlar a reprodução da espécie. A junta de freguesia já emitiu vários comunicados à população para que não alimente os pombos prometendo multar quem for apanhado a fazê-lo.
Recorde-se que, em Abril, vários moradores queixaram-se à junta por problemas causados pelas aves sobretudo nos algerozes dos edifícios. Contudo, o apelo não gerou consenso na população pois alguns moradores consideram que o pedido para não alimentar os animais roça a crueldade.
Na altura, o presidente da junta disse que as aves não vão morrer à fome se não forem alimentadas. “Vão recorrer à lezíria e ao campo que é onde deve ser o seu habitat. Os pombos são uma praga, multiplicam-se rapidamente e têm consequências para as pessoas”, afirmou Carlos Gonçalves.
O Regulamento Municipal de Higiene Pública do concelho de Vila Franca de Xira determina que alimentar pombos é uma infracção grave punível com coima entre 500 e três mil euros e por isso a junta, que diz conhecer casos de moradores que alimentam os pombos de forma sistemática, promete ter mão pesada com quem não cumprir a lei.