uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Rio Maior devolve rio à cidade em grande obra de reabilitação urbana
O presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, marcou presença na inauguração da Villa Romana e do Parque do Rio. Funcionários da Câmara de Rio Maior e voluntários fizeram de figurantes representando como se vivia no tempo dos romanos

Câmara de Rio Maior devolve rio à cidade em grande obra de reabilitação urbana

Villa Romana e Parque do Rio foram inaugurados na tarde de sábado, 26 de Junho, e são obras marcantes do actual mandato.

A Câmara de Rio Maior devolveu o rio à população na melhor obra de reabilitação urbana feita na cidade nos últimos tempos. Os elogios são do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo. António Ceia da Silva participou na cerimónia de inauguração do Parque do Rio, que decorreu na tarde de sábado, 26 de Junho. No mesmo dia foi inaugurada a Villa Romana, obra de recuperação do património romano após terem sido encontrados vestígios arqueológicos há cerca de cinco anos no local onde terá tido origem o povoado de Rio Maior.

Desde essa altura que o sítio tem sido recuperado e reabilitado. Os novos espaços ficam junto ao cemitério de Rio Maior e ao rio que corre por ali. A Villa Romana pode agora ser visitada num percurso que mostra o que tem sido encontrado. Funcionários da Câmara de Rio Maior e voluntários fizeram de figurantes, no dia da inauguração, representando como se vivia no tempo dos romanos em Portugal. A sessão foi ainda abrilhantada pelo grupo de danças históricas MD5.

O presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias, liderou a comitiva que percorreu o novo Parque do Rio desde a Villa Romana. Pelo meio houve uma paragem junto ao antigo edifício da moagem. Santana Dias explicou que em meados de Julho vai arrancar a empreitada de reabilitação onde se pretende construir um espaço multiusos e também um laboratório de arqueologia, assim como dois espaços de restauração. “Este edifício será a cereja no topo do bolo de toda esta requalificação”, afirmou o autarca.

Ceia da Silva voltou a elogiar os projectos da câmara municipal e garantiu que haverá sempre apoio financeiro para projectos de elevada qualidade. “O Plano de Resiliência e Recuperação não vai ser só para Lisboa e Porto. Não abdico de defender a territorialidade do PRR e vou fazê-lo para esta reabilitação”, garantiu.
Santana Dias referiu que com estes novos espaços nasceu uma nova cidade que enche de orgulho quem vive em Rio Maior. O autarca não esqueceu a ex-presidente do município, Isaura Morais, e o seu vice-presidente, Carlos Frazão, destacando o “arrojo” que tiveram para iniciar o projecto da Villa Romana.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, disse que estas reabilitações enaltecem a oferta turística do concelho e da região.

Câmara de Rio Maior devolve rio à cidade em grande obra de reabilitação urbana

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido