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Pressão de água da rede pública em Vale de Cavalos não é para todos 
Fraca pressão no ramal de abastecimento público de água em Vale de Cavalos (Chamusca) tem provocado queixas por parte dos moradores

Pressão de água da rede pública em Vale de Cavalos não é para todos 

Artur Lucas e a esposa queixam-se há vários anos da fraca pressão de água na sua habitação, em Vale de Cavalos. As tentativas de contacto com a empresa Águas do Ribatejo e com a entidade que a regula, a ERSAR, têm sido constantes, mas ninguém parece querer resolver-lhe o problema.

Artur Lucas, residente na Rua Sena e Toscano, na freguesia de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca, queixa-se há vários anos do deficiente funcionamento da rede de abastecimento de água na sua habitação. Segundo conta a O MIRANTE, a fraca pressão da água impede, a si e à mulher, de realizar as rotinas diárias.
As súbitas descidas na pressão, diz, têm uma duração prolongada e originam, entre outros problemas, interrupção no funcionamento do esquentador e das máquinas de lavar loiça e roupa. “Como a água não tem pressão o esquentador não liga e a água sai fria. No caso das máquinas os seus sistemas de segurança não permitem que se liguem. Há vários anos que estamos a ter prejuízos com esta situação”, lamenta.

Artur Lucas garante que o problema é fácil de explicar e tem uma resolução ainda mais fácil. Quando foi instalado um ramal de fornecimento de água para a sua habitação, foi-lhe acrescentado um desvio que fornecia água aos vizinhos, utilizada apenas para regar a horta. Alertada, a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR), que gere os sistemas de abastecimento de água e saneamento de sete municípios da Lezíria do Tejo, incluindo o da Chamusca, enviou um funcionário para reparar as deficiências da instalação. O problema é que tudo se manteve inalterável, significando isto que, na opinião de Artur Lucas, a segunda ligação continua presente e é a principal responsável por desviar indevidamente água do ramal que abastece a sua casa.

A Águas do Ribatejo tem sido alertada para a situação desde 2019, mas até agora tem ignorado os pedidos de ajuda de Artur Lucas e da sua esposa. Para a conversa com o repórter, Artur Lucas trouxe um maço de papéis onde está toda a correspondência com a empresa intermunicipal.

Por se sentir ignorado, o casal começou a corresponder-se com a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), mas o resultado tem sido o mesmo. A última cartada foi jogada há cerca de dois meses com uma missiva enviada para o Provedor da Justiça. “Tenho sido delicado e tentado fazer pedagogia, mas já chega. Depois de dezenas de emails, de me deslocar à sede da Águas do Ribatejo, já não sei onde mais recorrer. Só queremos estar confortáveis no nosso lar e usufruirmos do serviço que pagamos a bom preço”, sublinha. Contactada por O MIRANTE, a Águas do Ribatejo afirma que realizou as “intervenções necessárias e após verificação técnica constatou que o objecto da reclamação estava solucionado”.

À Margem

As empresas intermunicipais e a falta de ligação às pessoas

O caso de Artur Lucas e da sua esposa é mais um entre centenas ou milhares de casos na região ribatejana relacionados com problemas na rede de abastecimento de água pública. O MIRANTE tem dado conta de alguns, como por exemplo, o desespero de algumas famílias das Areolas, um lugar também situado no concelho da Chamusca. As autarquias, ao criarem empresas intermunicipais para gerirem os sistemas de abastecimento de água e saneamento, ficaram à mercê de entidades que estão quase sempre ausentes e que não estabelecem relações que deveriam ser de proximidade e afectivas. A realidade torna-se ainda mais triste porque os municípios têm cada vez menos trabalho e, com a constituição destas empresas, estão a perder a importância e autonomia que ganharam com a democracia e a liberdade conquistada com o 25 de Abril.

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