Projecto do Museu de Abril e dos Valores Universais em concurso
Presidente da Câmara de Santarém quer esse equipamento cultural construído a tempo do cinquentenário do 25 de Abril, em 2024.
A Câmara de Santarém vai lançar o concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura do futuro Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU), que o município quer criar no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria a tempo das celebrações do 50º aniversário do 25 de Abril, em 2024.
O lançamento do concurso público foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo camarário de 28 de Junho. O processo tem sido coordenado por uma equipa multidisciplinar, liderada pelo coronel e militar de Abril Correia Bernardo, e acompanhado pela Direcção Geral do Património Cultural e pela Ordem dos Arquitectos.
O concurso vai, aliás, estar disponível no portal da Ordem dos Arquitectos com o intuito de tentar acolher o maior número possível de propostas. Para isso, o município decidiu ainda atribuir prémios pecuniários aos três primeiros classificados (de 15 mil euros, 7.500 euros e 5 mil euros, respectivamente), sendo que o projecto vencedor dará corpo ao futuro museu. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso, conforme explicou o arquitecto Pedro Gouveia, director do Departamento Técnico e Gestão Territorial do município, na reunião de câmara.
Inicialmente a ideia do município era entregar o projecto a um arquitecto de nomeada mas tal não foi possível por questões administrativas e legais, como explicou o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, na reunião do executivo.
Recorde-se que o autarca social-democrata já fez chegar ao Presidente da República a disponibilidade de Santarém para ser sede das comemorações nacionais do cinquentenário do 25 de Abril mas ainda não recebeu resposta por parte de Marcelo Rebelo de Sousa.