uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto do Museu de Abril e dos Valores Universais em concurso
O arquitecto Pedro Gouveia, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e o coronel Correia Bernardo têm acompanhado os desenvolvimentos do processo (FOTO – CM Santarém)

Projecto do Museu de Abril e dos Valores Universais em concurso

Presidente da Câmara de Santarém quer esse equipamento cultural construído a tempo do cinquentenário do 25 de Abril, em 2024.

A Câmara de Santarém vai lançar o concurso público para a elaboração do projecto de arquitectura do futuro Museu de Abril e dos Valores Universais (MAVU), que o município quer criar no antigo quartel da Escola Prática de Cavalaria a tempo das celebrações do 50º aniversário do 25 de Abril, em 2024.
O lançamento do concurso público foi aprovado por unanimidade na reunião do executivo camarário de 28 de Junho. O processo tem sido coordenado por uma equipa multidisciplinar, liderada pelo coronel e militar de Abril Correia Bernardo, e acompanhado pela Direcção Geral do Património Cultural e pela Ordem dos Arquitectos.
O concurso vai, aliás, estar disponível no portal da Ordem dos Arquitectos com o intuito de tentar acolher o maior número possível de propostas. Para isso, o município decidiu ainda atribuir prémios pecuniários aos três primeiros classificados (de 15 mil euros, 7.500 euros e 5 mil euros, respectivamente), sendo que o projecto vencedor dará corpo ao futuro museu. A apresentação de propostas tem um prazo de 75 dias a contar da data da abertura do concurso, conforme explicou o arquitecto Pedro Gouveia, director do Departamento Técnico e Gestão Territorial do município, na reunião de câmara.
Inicialmente a ideia do município era entregar o projecto a um arquitecto de nomeada mas tal não foi possível por questões administrativas e legais, como explicou o presidente da câmara, Ricardo Gonçalves, na reunião do executivo.
Recorde-se que o autarca social-democrata já fez chegar ao Presidente da República a disponibilidade de Santarém para ser sede das comemorações nacionais do cinquentenário do 25 de Abril mas ainda não recebeu resposta por parte de Marcelo Rebelo de Sousa.

Projecto do Museu de Abril e dos Valores Universais em concurso

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido