
Feira de Outubro traz os toiros de regresso às ruas de VFX
Feira anual deverá decorrer de 1 a 10 de Outubro em moldes semelhantes ao habitual mas com maior controlo de acessos devido à pandemia. Presidente da câmara acredita que o alívio das restrições permitirá realizar o evento.
A centenária Feira de Outubro em Vila Franca de Xira vai realizar-se de 1 a 10 de Outubro e as esperas de toiros estarão de volta às ruas, prevendo-se a realização de oito largadas. A informação foi avançada pelo presidente do município, Alberto Mesquita, durante a aprovação de uma proposta em reunião de câmara visando a redução em 50 por cento das taxas a cobrar aos feirantes e artesãos presentes na mostra.
Para que o habitual Salão de Artesanato se realize já foi transferido o centro de vacinação que funcionava no Pavilhão do Cevadeiro para o Pavilhão Desportivo Municipal de Alverca.
O programa da feira está a ser elaborado em articulação entre o município e as autoridades de saúde e, até ao momento, há luz verde da Direcção-Geral da Saúde para que as esperas de toiros se realizem, ainda que condicionadas a algumas formalidades. Entre elas está o controlo do acesso às ruas onde se realizam as esperas, que só será concedido a quem for portador de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19 nas 48 horas anteriores. Além disso, o uso de máscara será obrigatório.
O trajecto das esperas e o recinto das largadas será idêntico ao habitual, ou seja, entre a estação ferroviária e a praça de toiros, com outra das novidades a ser o alargamento das bancadas existentes junto à praça de toiros. Nas ruas onde vão decorrer as esperas já começaram a ser colocadas tranqueiras.
“Só nos podemos comprometer com o que temos hoje em mãos e isso aponta para que as coisas avancem. O que vai acontecer no futuro até poderá ser bem melhor do que aquilo que temos hoje”, afirma o autarca, numa altura em que a vacinação completa no país caminha a passos largos para os 80 por cento.
