uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Politécnico de Santarém celebra protocolo com município de VFX

Parceria visa a formação em contexto de trabalho de alunos do curso técnico superior profissional em tecnologias e programação de sistemas de informação do IPS.

O município de Vila Franca de Xira e o Instituto Politécnico de Santarém vão assinar um acordo de cooperação visando a organização e a implementação da formação em contexto de trabalho a alunos do curso técnico superior profissional em tecnologias e programação de sistemas de informação. O protocolo foi aprovado na última reunião pública do executivo de Vila Franca de Xira por unanimidade

O curso do IPS vai ser ministrado na Secundária Alves Redol em Vila Franca de Xira e com este protocolo o município compromete-se a admitir dois alunos num estágio de quatro meses para efeitos de formação em contexto de trabalho. Os estagiários vão aplicar os conhecimentos e saberes adquiridos às actividades práticas do perfil profissional em contexto de trabalho, contemplando a execução de actividades sob orientação especializada, utilizando técnicas, equipamentos e materiais ao dispor no município.

O município quer promover parcerias que contribuam para a qualificação da sua população e promovam o progresso da região, sendo prática de há longo tempo a aceitação de estágios curriculares dos cursos profissionais do concelho, com “resultados positivos”. A autarquia também dispõe de técnicos com formação relevante para o acompanhamento de estágios na área das tecnologias e programação de sistemas de informação.

No protocolo agora assinado a câmara compromete-se a colocar à disposição dos alunos os meios humanos, técnicos e o ambiente de trabalho necessários à sua formação e avaliação em contexto de trabalho, sendo que caberá ao IPS a nomeação de um responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento do estágio, que decorrerá sete horas por dia durante cinco dias por semana, num total de 750 horas.

Tal como O MIRANTE já havia noticiado, a oferta pública de formação inicial superior no concelho de Vila Franca de Xira surge na sequência da adesão de Vila Franca de Xira à Plataforma de Ensino Superior Politécnico na Zona Norte de Lisboa. Esta oferta vem colmatar a falta de ensino superior no território. Estes cursos conferem um diploma de técnico superior profissional, podendo os respectivos alunos prosseguir os seus estudos nos ciclos de licenciatura e integrados de mestrado através de concurso especial, que lhes dará acesso a um grau académico.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido