uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Duas listas disputam o poder na União Distrital das IPSS
Sónia Lobato. Mário Machado (foto DR)

Duas listas disputam o poder na União Distrital das IPSS

A presidente demissionária Sónia Lobato e Mário Machado perfilam-se como candidatos à liderança de uma estrutura que tem vivido no último ano vários momentos de turbulência interna.

Duas listas concorrem às eleições para os órgãos sociais da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS) de Santarém, entidade que no último ano tem vivido momentos de turbulência interna que conduziram às demissões dos dois últimos presidentes, após apenas meio ano de mandato decorrido. O acto eleitoral está marcado para 18 de Setembro, sábado.

A presidente demissionária, Sónia Lobato, que também é presidente do Lar Evangélico Nova Esperança em Alcanhões, e Mário Machado, dirigente da IPSS Malaqueijo Solidário, são os candidatos à presidência da direcção da estrutura que agrega as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do distrito de Santarém.

Sónia Lobato tomou posse como presidente da UDIPSS em Janeiro deste ano mas ao fim de meio ano vários elementos da direcção e de outros órgãos sociais apresentaram a demissão devido a conflitos internos, motivando a realização de eleições antecipadas. Fontes conhecedoras do processo apontaram o dedo a Sónia Lobato, dizendo que gere a organização de forma “arrogante” e “prepotente”.

A visada repudiou essa adjectivação, embora tenha admitido a O MIRANTE que é “teimosa e determinada”. Confirmou também “conflitos insanáveis” com alguns membros da direcção cessante, designadamente com a vice-presidente e o tesoureiro, lembrando que parte desses elementos já estava na anterior direcção, que também só durou cerca de meio ano.

Vários candidatos também vão a votos nas autárquicas

Sónia Lobato apresenta-se a votos à frente da lista B com uma equipa renovada e com um denominador comum a diversos candidatos: a ligação ao Partido Socialista. Senão vejamos: Sónia Lobato integra a lista do PS à Assembleia de Freguesia da Cidade de Santarém; Marcelo Morgado (candidato a vice-presidente da UDIPSS) é o actual presidente da Junta da Moçarria pelo PS e integra a lista socialista à Assembleia de Freguesia da Cidade de Santarém; Estela Ribeiro (candidata a secretária) é vereadora do PS na Câmara de Ourém e integra novamente a lista socialista à câmara; António Mor (candidato a presidente do conselho fiscal) é presidente da Assembleia Municipal de Abrantes pelo PS e recandidato ao cargo; Álvaro Brites (candidato a presidente da assembleia geral da UDIPSS) foi candidato suplente na lista do PS à Câmara de Torres Novas em 2017.

Na lista A está uma equipa liderada por Mário Machado, que se define como “uma pessoa que não procura protagonismos, mas sim consensos”, orientando a sua actuação em prol da construção e fortalecendo uma vasta rede de contactos. Este antigo quadro do Banco Montepio também tem com ele gente com ligações à política, nomeadamente ao PSD de Santarém. São os casos de António Campos (ex-deputado do PSD na Assembleia da República e na Assembleia Municipal de Santarém), que é o mandatário da candidatura; e de Luís Amaral (candidato a presidente do conselho fiscal e que integra a bancada do PSD na Assembleia Municipal de Santarém) e Filipa Martinho (candidata a vogal do conselho fiscal), que integra a lista à Assembleia Municipal de Santarém.

Durante o processo de apresentação de candidaturas foram levantadas questões quanto à conformidade de ambas as listas mas as mesmas acabaram por ser aceites pela presidente da mesa da assembleia geral.

Duas direcções que duraram meio ano

As duas últimas direcções da UDIPSS tiveram vida efémera. Hilário Teixeira foi eleito presidente da direcção da UDIPSS de Santarém a 6 de Junho de 2020 tendo substituído Eduardo Mourinha que esteve no cargo durante cerca de 10 anos. Os órgãos sociais demitiram-se no fim desse ano. Em nota enviada a O MIRANTE na altura, o presidente demissionário lamentava a resistência interna às mudanças que estavam em curso e que acabou por ter “mais força”, inviabilizando a concretização dessas mudanças.

A UDIPSS de Santarém realizou novas eleições a 8 de Janeiro de 2021 tendo sido eleitos para a presidência da direcção Sónia Lobato (presidente do Lar Evangélico Nova Esperança em Alcanhões), para a presidência do conselho fiscal António Mor (director do Centro Social do Pego) e para a presidência da mesa da assembleia-geral Helena Carona (presidente da INCLUIR). Os novos órgãos tomaram posse a 13 de Janeiro de 2021. Meio ano depois a equipa desagregava-se.

Duas listas disputam o poder na União Distrital das IPSS

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido